Esse blog é para as pessoas que acreditam e lutam pela melhoria da Educação Especial no Brasil.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
O AÇOUGUEIRO E O CACHORRO
Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu:
- Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado....
- Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado....
Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua. O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
-'Por Deus do céu,o que você está fazendo?
O seu cão é um gênio!'
-'Por Deus do céu,o que você está fazendo?
O seu cão é um gênio!'
A pessoa respondeu:
- 'Um gênio?
Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'
- 'Um gênio?
Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'
Moral da História:
' Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado'. Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder. Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic. Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível!!
DITADOS POPULARES (VERSÃO ACADÊMICA)
1. Amigos, amigos, bolsas à parte.
2. É melhor um artigo publicado do que dois no prelo.
3. Antes só do que mal orientado.
4. A pressa é inimiga da pesquisa-ação.
5. A recurso aprovado não se olha a fonte.
6. Diga-me qual teu grupo de pesquisa e te direi quem és.
7. Para bom pesquisador meia referência basta.
8. Não adianta chorar sobre o edital vencido.
9. Em terra de mestres quem tem doutorado é rei.
10. As capas das teses enganam.
11. A ocasião faz a comissão.
12. O laboratório do vizinho é sempre melhor equipado.
13. O protocolo é o pai de todos os vícios.
14. Antes tarde do que perder o edital.
15. As más noticias chegam via protocolo.
16. Azar nO CNPq, sorte na FAPESP.
17. Projeto fraco em editais duros tanto se envia até que é aprovado.
18. Artigos passados não movem o Lattes.
Marcadores:
Educação Regular e Especial,
Pensamentos e Reflexões
NINGUÉM É SUBSTITUÍVEL !!!
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?
O rapaz fez uma pausa e continuou:
- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?
Nova pausa e prosseguiu:
- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO, se PICASSO ERA INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO , KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. E volto a dizer nesses termos:
- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é insubstituível. concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.
Conclusão:
PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"
É bom para refletir e se valorizar!
terça-feira, 26 de abril de 2011
EVENTO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUAS PRÁXIS - 27/04/11
Dia 14 de abril foi eleito pelo Sistema Conselho de Psicologia como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. Com o objetivo de atualizar e de ampliar os debates dos psicólogos para a Política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da Educação Inclusiva.
É urgente a transformação deste cenário. A educação de qualidade para todas as pessoas indistintamente, é uma tarefa coletiva que exige esforços de toda a sociedade. O psicólogo enquanto ator social deve ser protagonista de um projeto de educação e de escola comprometida com a formação de cidadãos, portanto sua práxis deve se nortear pela necessidade de:
* Garantia de acesso, permanência e conclusão de uma educação de qualidade;
* Melhoria das condições de ensino – aprendizagem;
* Respeito e valorização das diferenças por meio de investimentos dos diversos segmentos da sociedade;
* Apoio às necessidades educacionais dos alunos, sobretudo daqueles que apresentam características físicas, psicológicas, sociais e culturais distintas do grupo de referência;
* Construção de políticas sociais que garanta o direito à Educação de Qualidade.
Por esta razão o CRP-11, tem a honra de convidar esta Instituição para comemorar esta data importante.
Salientamos que o evento de caráter gratuito e será emitido certificado de participação pelo CRP-11.
Adriana de Alencar Gomes Pinheiro
Conselheira Presidente do CRP11.
Evento: Educação Inclusiva e suas Práxis
Data: 27 de abril de 2011
Horário: 8:00h às 12:00h
Local: Hotel Diogo Fortaleza
Av. Monsenhor Tabosa, 1716 - Meireles
9:00h – Abertura Diretoria do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região 9:15h às 10:45h – MESA REDONDA: Sobre as Práticas e os Modos de Fazer do Psicólogo Palestra 01: A Ação Inclusiva no Mercado de Trabalho. Psicóloga Ana Kristia da Silva Martins (CRP-11/06305) Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Laboratório de Inclusão) Palestra 02: A Ação Inclusiva para Portadores de Deficiência Auditiva. Psicóloga Lília Campos Martins (CRP-11/03335) Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará - CREAECE Palestra 03: A Ação Inclusiva no Contexto Escolar. Psicóloga Alice Cristina Damasceno Carvalho (CRP-11/01121) Casa Tia Léa 11:00h às 11:30h: Debate 12:00h – Encerramento Inscrições Gratuitas
Informações: (85) 3246-6924
|
Marcadores:
Acessibilidade,
Cegos,
Deficiência Intelectual,
Educação Regular e Especial,
Inclusão,
Psicologia,
Surdos
sexta-feira, 22 de abril de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
PAPAI... DÓI... - UMA CAMPANHA CONTRA O ABUSO SEXUAL E VIOLÊNCIA INFANTIL
Meu nome é Chris,
Estou com três anos,
Meus olhos estão inchados ..
Eu não posso ver.
Estou com três anos,
Meus olhos estão inchados ..
Eu não posso ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que eu poderia ter feito para
Meu pai ficar tão bravo?
Eu devo ser má,
O que eu poderia ter feito para
Meu pai ficar tão bravo?
Eu gostaria de ser melhor,
Eu desejo não estar tão feia,
Então, talvez a minha mãe,
Será que ainda querem me abraçar.
Eu não posso fazer algo errado,
Eu não posso falar nada,
Ou então eu fico presa,
Durante todo o dia.
Eu desejo não estar tão feia,
Então, talvez a minha mãe,
Será que ainda querem me abraçar.
Eu não posso fazer algo errado,
Eu não posso falar nada,
Ou então eu fico presa,
Durante todo o dia.
Quando estou acordada,
Eu estou sozinha,
A casa está escura,
Meus pais não estão em casa.
Quando minha mãe vier para casa,
Vou tentar ser agradável,
Então, talvez eu consiga,
Uma noite só com chicotadas.
Eu estou sozinha,
A casa está escura,
Meus pais não estão em casa.
Quando minha mãe vier para casa,
Vou tentar ser agradável,
Então, talvez eu consiga,
Uma noite só com chicotadas.
Acabei de ouvir um carro,
Meu pai está de volta
Do Charlie's bar
Eu já ouvi ele amaldiçoando
Meu nome é chamado,
Eu me aperto,
Contra a parede.
Meu nome é chamado,
Eu me aperto,
Contra a parede.
Eu tento me esconder,
De seus olhos
Tenho tanto medo agora,
Eu estou começando a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Chama-me por um monte de palavras feias,
Ele diz que tudo é culpa minha,
Ele sofre muito no trabalho.
Ele bate e bate
E grita comigo ainda mais,
Eu finalmente me vejo livre,
E corro para a porta.
E grita comigo ainda mais,
Eu finalmente me vejo livre,
E corro para a porta.
Ele já fez o bloqueio,
E eu começo a gritar,
Ele me leva e me joga,
Contra a parede.
E eu começo a gritar,
Ele me leva e me joga,
Contra a parede.
Eu caio no chão,
Com os meus ossos quase partidos,
E meu pai continua,
Com mais palavrões.
"Sinto muito!", Eu grito,
Mas agora é tarde demais,
Seu rosto fica retorcido,
Em uma forma inimaginável.
E magôa e chuta,
Novamente e novamente
Por favor, Ó Deus, tem misericórdia!
O por favor, faça isso acabar!
Novamente e novamente
Por favor, Ó Deus, tem misericórdia!
O por favor, faça isso acabar!
E finalmente ele pára,
E se dirige para a porta,
Enquanto eu estava ali, imóvel,
Esparramada no chão.
E se dirige para a porta,
Enquanto eu estava ali, imóvel,
Esparramada no chão.
Meu nome é Chris,
Estou com três anos,
Esta noite meu pai,
Me matou.
Estou com três anos,
Esta noite meu pai,
Me matou.
Pelo menos cinco crianças a cada dia ao redor do mundo morrem por algum tipo de abuso!!!
Marcadores:
Pedofilia e Abuso Sexual,
Violência
RELIGIÕES À PARTE, CONVIDO-OS A LER E REFLETIR SOBRE NOSSAS ATITUDES
Dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância.
Você ouve que em uma cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida. Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece o assunto. Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso. Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão.
Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa", e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la?
Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa", e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la?
Então, uma notícia surpreende a todos: A Europa fecha suas fronteiras. A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Por causa do fechamento das fronteiras, você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal "Influenza Misteriosa".
Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem.
A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura. No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos: "Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York !"
A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura. No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos: "Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York !"
Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro. Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona.
De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus.
Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.
Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz:
- Pai? Esse é meu nome!
E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:
- "Esperem!"
E eles respondem:
- "Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."
- Pai? Esse é meu nome!
E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:
- "Esperem!"
E eles respondem:
- "Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."
Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo.
E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana.
O médico mais velho se aproxima de você e diz: - "Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado."
A notícia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade. Nisso, o médico se aproxima de você e de sua esposa, e diz:
-"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."
Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:
- "Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"
O sorriso do médico desaparece e ele responde:
- "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados... Precisamos de todo o sangue de seu filho..."
Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:
- "Mas...mas..."
O médico insiste:
-"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"
O médico insiste:
-"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"
Você, então, pergunta:
-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?"
E vem a resposta:
-"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!"
Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.
Perguntam-lhe:
Perguntam-lhe:
-"Quer ver seu filho agora?"
Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz:
Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz:
-"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"
O pai segura na mão dele e fala:
-"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"
O médico regressa e diz:
-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"
Nisso, seu filho pergunta:
-"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"
E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV.
E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar:
- MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:
-MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?
É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário.
É curioso como você consegue enviar centenas de piadas através de um correio eletrônico, mas quando recebe uma mensagem a respeito de Deus, pensas duas vezes antes de compartilhá-la com os outros.
É curioso como a luxúria, crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho. CURIOSO, NÃO É?
É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim. Depois de terminar de ler esta mensagem, se realmente sentir em seu coração que deve compartilhá- la, copie e envie aos seus amigos. Talvez eles estejam precisando, exatamente, de ler uma mensagem como esta.
Pensem nisso...
Pensem nisso...
O SERMÃO DA MONTANHA - VERSÃO PARA EDUCADORES
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Marcadores:
Educação Regular e Especial,
Pensamentos e Reflexões
quinta-feira, 14 de abril de 2011
VOCÊ SABE COMO AGIR COM UM CÃO GUIA?
- Antes de mais nada, saiba que é um cão de trabalho e não um bichinho de estimação. Por isso, quanto mais você o ignorar, melhor para ele e para seu dono.
- Seu comportamento e trato são completamente diferente dos outros cães. Devemos respeitá-lo em sua dupla função: GUIA e FIEL COMPANHEIRO de seu dono.
- Não toque neles, nem os acaricie quando trabalhando, ou seja, quando estiver usando a guia. Isso pode fazer com que o cão se distraia e ele JAMAIS deverá falhar.
- Não tenha medo! Os cães guia são treinados e nunca serão capazes de fazer mal sem motivo.
- Atenção! Se estiver acompanhado de um cão, controle-o para evitar que cause algum acidente quando passar ao seu lado e de seu dono.
- Não lhe ofereça alimentos seja qual for. O dono é quem pode alimentá-los e há horário certo para isso.
- Quando se dirigir a um cego acompanhado de um cão guia, fale diretamente com ele e não com o cão.
- Se um cego com um cão guia lhe pedir ajuda, aproxime-se pelo lado direito, de maneira que o cão fique à esquerda. Então o dono ordenará que o seiga ou pedirá que você ofereça o cotovelo esquerdo e usará uma senha para indicar ao cão que temporariamente está fora de serviço.
- Se um cego com um cão guia lhe pedir informações dê indicações claras do sentido em que deve dobrar ou seguir para chegar ao local.
- Não se antecipe e nem pegue o braço do cego sem antes conversar. Muito menos toque na guia, porque esta é para uso exclusivo do cego que está sendo acompanhado.
- Os cães guia têm lugares e horários pré-determinados para suas necessidades.
- Eles estão habituados a viajar em todos os meios de transporte, acomodados aos pés dos donos, sem atrapalhar os passageiros, tanto dentro como fora do país.
- Em virtude de seu treinamento rigoroso, estão habituados e capacitados a entrar e permanecer junto aos donos em qualquer estabelecimento público e/ou comercial sem causar alterações no funcionamento nem incomodar as pessoas que estiverem presentesno recinto.
- Nos locais de trabalho, o cego usuário do cão guia está capacitado a exercer suas funções com este ao seu lado. Os cães nunca transitam pelos lugares sozinhos.
- Os cães guia têm o mesmo direito de seus donos a gozar de livre acesso a todos os lucais públicos.
* TRADUZIDO DE UM ARQUIVO EM ESPANHOL SEM INDICAÇÃO DE AUTORIA
Marcadores:
Acessibilidade,
Inclusão,
Surdocegos
ILUSÕES DO AMANHÃ - POEMA DE ALEXANDRE LEMOS (ALUNO DA APAE)
Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver,
se não for para mim, que seja pra você...
Mas às vezes você parece me ignorar,
Sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar,
pra mais tarde em você me perder.
Eu vou me achar,
pra mais tarde em você me perder.
Se a vida dá presente pra cada um,
o meu, cadê?
o meu, cadê?
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer,
eu fiz brotar a flor.
Na procura de te esquecer,
eu fiz brotar a flor.
Para carregar junto ao peito,
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador...
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.
Alexandre Lemos tem 28, mas com idade mental de 15 e peço que divulguem para prestigiá-lo. Se uma pessoa assim acredita tanto, porque as que se dizem normais não acreditam? Ele e outros meninos com Síndrome de Down são chamados, pela sociedade, de excepcional... Excepcional é a sensibilidade dessas pessoas!
Marcadores:
Biografias,
Pensamentos e Reflexões,
Síndrome de Down
DENÚNCIA: MEC NEGA FECHAMENTO DE ESCOLAS ESPECIAIS
31 de março de 2011 - O Globo
Ministro desautoriza diretora que anunciou o fim do Ensino para surdos e cegos; inclusão entra na pauta da Câmara em Brasília
O Ministério da EDUCAÇÃO (MEC) informou ontem que desautoriza o anúncio feito pela diretora nacional de Políticas Educacionais Especiais do MEC, Martinha Claret, sobre o fechamento, até o fim do ano, do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos (Ines), em Laranjeiras, e do serviço de ensino fundamental para deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, na Urca.
O ministro da EDUCAÇÃO, Fernando HADDAD, convocou as direções das duas instituições cariocas para uma reunião terça-feira em Brasília. Segundo o MEC, o encontro servirá para desfazer o mal-entendido criado pela declaração de Martinha. Cerca de 800 crianças e jovens das duas instituições recebem os serviços especiais, do maternal ao ensino médio.
Câmara convoca HADDAD para discutir Inclusão
A repercussão negativa da possibilidade de interrupção dos serviços fez a Comissão de EDUCAÇÃO da Câmara dos Deputados colocar em pauta na próxima terça-feira a convocação do ministro HADDAD. A intenção é discutir a política de inclusão de alunos com necessidades especiais nas redes públicas municipais e estaduais.
Na Defensoria Pública da União no Rio, o defensor André Ordacgy informou que irá instaurar um procedimento investigatório para analisar a situação do Ines e do Benjamin Constant.
A repercussão negativa da possibilidade de interrupção dos serviços fez a Comissão de EDUCAÇÃO da Câmara dos Deputados colocar em pauta na próxima terça-feira a convocação do ministro HADDAD. A intenção é discutir a política de inclusão de alunos com necessidades especiais nas redes públicas municipais e estaduais.
Na Defensoria Pública da União no Rio, o defensor André Ordacgy informou que irá instaurar um procedimento investigatório para analisar a situação do Ines e do Benjamin Constant.
- Os colégios públicos e também os privados não estão preparados para receber os alunos com necessidades especiais, tanto na questão de necessibilidade quanto pedagógica. Já temos ações nesse sentido - informa o defensor Público da União.
Está prevista para hoje, às 10h, na Cinelândia, uma manifestação com entidades representativas de pais e de alunos com necessidades especiais contra a possibilidade de fechamento das duas instituições.
- Queremos igualdade de oportunidades, mas a inclusão não ocorre de fato, pois não se colocam as tecnologias necessárias - conta a presidente da ONG Guerreiros da Inclusão, Sheila Melo, uma das organizadoras da manifestação.
- Há alunos surdos, por exemplo, que não têm tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das aulas.
Prefeitura nega falta de intérpretes em Escolas
Kátia Nunes, diretora do Instituto Helena Antipoff, centro de referência de EDUCAÇÃO especial da prefeitura, nega que haja alunos surdos sem acompanhamento por intérprete na rede municipal:
Kátia Nunes, diretora do Instituto Helena Antipoff, centro de referência de EDUCAÇÃO especial da prefeitura, nega que haja alunos surdos sem acompanhamento por intérprete na rede municipal:
- Nos efetivamos o direito do acesso às crianças com necessidade especial à escola. Elas passam por avaliação pedagógica e têm seu encaminhamento garantido ao colégio escolhido pelo pai do aluno, com professor e intérprete adaptado às necessidades deles.
Kátia garantiu que há intérprete para Libras em número suficiente. A rede municipal tem 9.923 alunos com necessidades especiais, sendo 4.508 em salas especiais
Marcadores:
Acessibilidade,
Educação Regular e Especial,
Inclusão,
Legislação
quarta-feira, 13 de abril de 2011
DENÚNCIA: OPERAÇÃO LIBRAS PRENDE ENVOLVIDOS COM PEDOFILIA NA INTERNET
Brasília/DF - Na data de hoje, 6, a Polícia Federal deflagrou a Operação Libras com o objetivo de desarticular um grupo envolvido com a troca de material pornográfico-infantil através da Internet. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão pelas unidades da PF em Recife, Londrina, Salvador e Caxias do Sul. Até o momento foram presas em flagrante duas pessoas.
O início das investigações partiu de uma apreensão de materiais pornográfico-infantis, pela Polícia Federal em Santa Catarina, na Operação Turko, em maio de 2009, que revelou que o preso mantinha contato com outros usuários da internet, compartilhando imagens de pedofilia.
A partir das investigações da PF em Santa Catarina, que identificou todos os usuários suspeitos, foi dada continuidade aos trabalhos e o resultado foi a prisão desses usuários com grande número de arquivos, entre fotos e vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes.
O trabalho de coordenação da Operação na Polícia Federal foi realizado pelo Grupo Especial de Combate aos crimes de ódio de pornografia infantil na internet (GECOP), em Brasília, visando à integração de todas as Delegacias de Polícia Federal por todo o país, para estabelecer padrões de investigação, com o objetivo na repressão uniforme frente ao tema “pedofilia".
O nome da Operação foi dado em virtude da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que é a língua gestual usada pela maioria dos surdomudos dos centros urbanos brasileiros, reconhecida pela Lei n. 10.436 de 2002.
Fonte: http://www.safernet.org.br/
DENÚNCIA: ESCADA IMPEDE QUE CONVIDADA VÁ À MESA DO SENADO
Convidada para a abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado, a secretária de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência se viu impossibilitada de ter acesso à mesa da Casa.
Alguns degraus tornavam o local inacessível para Izabel Loureiro Maior, cadeirante e principal autoridade federal para o segmento. Ela integra a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ligada à Presidência.
Pela praxe, quem não está na mesa não é citado nos discursos dos congressistas, disse ela à Folha. "Não ser citada mostra a barreira."
"Infelizmente, hoje nós ainda não poderemos contar com sua presença aqui ao nosso lado, mas sinta-se como se aqui estivesse", disse Heráclito Fortes (DEM-PI), que presidia a abertura do evento, cujo slogan é "Acessibilidade está na moda".
Fortes também pediu desculpas pelo fato de o elevador que dá acesso às galerias, de onde o público acompanha as sessões, estar quebrado. É só por meio dele que um cadeirante chega ao setor.
Reportagem publicada pela Folha em novembro mostrou a falta de estrutura dos órgãos públicos federais com relação à acessibilidade.
À época, a responsável pelo programa Senado Inclusivo e chefe do cerimonial, Mônica Freitas, afirmou que o plenário era acessível por meio de uma rampa móvel.
Questionada ontem, disse que a rampa não existe mais. Segundo ela, uma reforma para dar acesso ao plenário está prevista para julho.
Fonte: Folha de São Paulo 08/12/2010
Marcadores:
Acessibilidade,
Cadeirantes,
Deficiência Intelectual
CONHEÇA O SIGNIFICADO DOS GESTOS PARA NÃO COMETER GAFES NO EXTERIOR
POR: Fábio Santos
Você pode não saber, mas muitos dos gestos corriqueiros utilizados por nós podem ter um significado muito diferente em alguns lugares do mundo. Ao dizer que está tudo certo, levantando o polegar, você pode ofender alguma pessoa no Irã e ao fazer o sinal da vitória, de uma maneira diferente, pode arrumar uma briga na Austrália. Se você pretende viajar para algum país do exterior, talvez seja interessante conhecer alguns dos gestos que você não deve fazer em terra estrangeira. Confira a nossa lista:
FONTE: http://www.terra.com.br/turismo/
MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE ISENÇÃO DE IPI PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NA COMPRA DE AUTOMÓVEIS
Extraído de: Agência Brasil - 06 de Fevereiro de 2009
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que os deficientes auditivos possam comprar carros fabricados no Brasil com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O benefício já é concedido aos deficientes visuais, mentais e físicos.
Segundo a autora da ação, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Adriana da Silva Fernandes, a medida foi tomada para assegurar aos deficientes auditivos direitos constitucionais.
"A negação às pessoas com deficiência auditiva da isenção do IPI na aquisição de veículos automotores viola as normas constitucionais e legais que garantem a inclusão social da pessoa com deficiência, afrontando-se, por conseguinte, os princípios da isonomia e da dignidade da pessoa humana", destacou a procuradora.
Para ela, a ação, ajuizada ontem (5), é importante para não criar uma dupla discriminação. "Seria discriminar as pessoas com deficiência e, dentro das deficiências, discriminar as pessoas com deficiência auditiva."
Segundo nota enviada à imprensa pelo MPF, constatou-se que os deficientes auditivos não têm o mesmo direito dos demais porque não consta no texto da lei, segundo informou a Receita Federal durante um procedimento administrativo.
A ação pede ainda que seja fixada multa de no mínimo R$ 10 mil por dia, caso a lei seja descumprida. Se a multa for aplicada, o dinheiro vai para o Fundo Nacional de Direitos Difusos, que tem por finalidade a reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.
Segundo a autora da ação, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Adriana da Silva Fernandes, a medida foi tomada para assegurar aos deficientes auditivos direitos constitucionais.
"A negação às pessoas com deficiência auditiva da isenção do IPI na aquisição de veículos automotores viola as normas constitucionais e legais que garantem a inclusão social da pessoa com deficiência, afrontando-se, por conseguinte, os princípios da isonomia e da dignidade da pessoa humana", destacou a procuradora.
Para ela, a ação, ajuizada ontem (5), é importante para não criar uma dupla discriminação. "Seria discriminar as pessoas com deficiência e, dentro das deficiências, discriminar as pessoas com deficiência auditiva."
Segundo nota enviada à imprensa pelo MPF, constatou-se que os deficientes auditivos não têm o mesmo direito dos demais porque não consta no texto da lei, segundo informou a Receita Federal durante um procedimento administrativo.
A ação pede ainda que seja fixada multa de no mínimo R$ 10 mil por dia, caso a lei seja descumprida. Se a multa for aplicada, o dinheiro vai para o Fundo Nacional de Direitos Difusos, que tem por finalidade a reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.
Autor: Ivy Farias- Repórter da Agência Brasil
domingo, 10 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
CORRIDA DE MULETAS
Baseado em um fato ocorrido em Seatle - 1992...
Marcadores:
Acessibilidade,
Deficiências,
Educação Regular e Especial,
Inclusão
Assinar:
Postagens (Atom)