De acordo com uma pesquisa, apenas um a
cada quatro alunos do 6o. ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem
um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!
Como podemos inspirar os alunos a mostrar
empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.
Na verdade, nós nos importamos muito,
porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos
por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho
para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não
se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos
importamos.
Aqui vão 25 dicas que, se praticadas
diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e
Direção da Escola.
-
Aprenda o nome dos seus alunos
-
Lembre a data de aniversário deles
-
Pergunte como eles estão e/ou como se sentem
-
Olhe nos olhos quando conversar com eles
-
Ria junto com eles
-
Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles
-
Encoraje-os a pensar grande
-
Incentive-os a persistirem e celebre os resultados
-
Compartilhe do entusiasmo deles
-
Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete
-
Ajude-os a tornarem-se experts em algo
-
Elogie mais e critique menos
-
Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem
-
Respeite-os sempre
-
Esteja sempre disponível para ouví-los
-
Apareça nos eventos que eles realizarem
-
Encontre interesses em comum
-
Desculpe-se quando fizer algo errado
-
Ouça a música favorita deles com eles
-
Acene e sorria quando estiver longe
-
Agradeça-os
-
Deixe claro o que você gosta neles
-
Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los
-
Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso
-
Dê-lhes sua atenção individual
Professor, esses 25 comportamentos traduzem
a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota
bimestral.
Coloque em prática essas dicas e veja a
mudança no comportamento dos seus alunos.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário