Relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos perguntou para estudantes de 65 países se eles gostavam de ler. Estudo descobriu que meninas têm mais gosto pela leitura do que meninos.
Você
lê para se divertir? Um relatório publicado pelo Programa Internacional
de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), um programa
internacional criado pela Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OECD) que avalia estudantes de 15 anos no
mundo todo, perguntou aos estudantes se eles tinham prazer pela leitura,
ou se encaravam a leitura como uma obrigação.
O estudo encontrou uma tendência que se repete em quase todos os
países estudados: meninas gostam mais de ler do que meninos. Em média,
52% dos meninos disseram que gostam de ler. Quando apenas as meninas são
consideradas, 73% disseram gostar de ler. O padrão se repete em 64 dos
65 países estudados, inclusive no Brasil, e o único país onde a
porcentagem é a mesma para meninos e meninas é a Coreia do Sul.
A tendência mais preocupante, no entanto, é que na maioria dos países
da OECD os estudantes estão relatando que gostam menos de ler, se
comparado com a mesma pesquisa realizada em 2000. Preocupante porque,
segundo o Pisa, estudantes que gostam de ler têm mais chances de ser bem
sucedidos profissionalmente. “Em média, os alunos que leem diariamente
por prazer têm pontuação equivalente a um ano e meio a mais de
escolaridade do que aqueles que não gostam de ler.”
O Brasil não ficou mal na avaliação: está na 16ª posição na média,
entre 65 países. Mais estudantes brasileiros disseram que gostam de ler
do que estudantes do Canadá, Alemanha, Japão, entre outros países ricos.
Os países que tiveram a maior porcentagem de estudantes que disseram
ter prazer na leitura foram Cazaquistão, Albânia e China (Xangai).
O número parece alto (e é, se comparado aos outros países da lista),
mas ainda assim é decepcionante. Na entrevista realizada para o estudo,
os pesquisadores consideraram não só os clássicos de Shakespeare ou
Machado de Assis, mas também jornais, revistas e histórias em quadrinho.
Há uma parcela relevante de estudantes que não gostam de ler sequer as
histórias de super-heróis, clássicos da Disney ou gibis da Turma da
Mônica.
Além disso, o 16º lugar do Brasil não condiz com o resultado do
último ranking de leitura do Pisa, divulgado em 2009 (o programa
atualiza o ranking a cada três anos): no índice de leitura, os
estudantes brasileiros ficaram apenas em 49º entre os 65 países. Ou
seja, os estudantes brasileiros dizem que gostam de ler, mas os
resultados indicam que poucos de fato desfrutam de leitura diária.
FONTE: http://www.portaldosal.com.br/
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
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