A
indisciplina está diretamente ligada à falta de atenção durante a aula.
Muitas vezes, o aluno não teve a sua capacidade de concentração educada
e, por isso, não consegue se ater às explicações do professor. Em
outras ocasiões, o problema pode ser físico ou psicológico. Necessidade
de chamar a atenção, carência afetiva, déficit de atenção e
hiperatividade, problemas de visão e audição podem ser algumas das
causas desse tormento que assombra o dia-a-dia do professor, seja ele
responsável por uma turma de terceira série do Ensino Fundamental ou de
Faculdade.
A primeira sugestão é que se observe os alunos mais desatentos, verificando – a partir disso – se eles possuem alguma má função física. Depois, passa-se a prestar atenção ao fator emocional. Havendo dúvida, é importante encaminhar o estudante para o departamento de psicologia da escola. Caso esse não exista, deve-se conversar com o aluno e com seu responsável e indicar uma visita a um profissional especializado.
Sanadas todas as dúvidas e resolvidos os problemas mais sérios, é chegada a hora de usar somente o seu trabalho na sala de aula para conquistar a atenção da classe. Alguns fatores como o seu tom de voz, sua postura diante da turma, a imposição de limites, regras de convivência a serem respeitadas e a firmeza de suas atitudes contribuem muito para que o cotidiano seja levado sem maiores traumas.
Aí vão algumas dicas para
otimizar a sua aula:
SEJA COERENTE.
As regras que valem para os alunos mais rebeldes devem valer também
para os mais certinhos. Se você abrir concessão para um bom aluno que
está conversando na hora da explicação, não poderá chamar a atenção da
“turma do barulho” quando ela estiver atormentando.
PREPARE UMA AULA E SIGA O SEU ROTEIRO.
Quando sabe muito sobre um determinado assunto, é natural falar mais a
respeito dele do que seria necessário. Concentre-se. Trace um plano para
a aula e respeite-o. Caso contrário, sua explicação pode ficar
mal-finalizada e o aprendizado dos alunos, comprometido.
AUMENTE O SOM.
Se, em uma sala, os estudantes forem muito agitados, leve uma música
clássica ou própria para meditação. Deixe-a tocando por uns três
minutos. Isso ajuda a acalmar os ânimos e mantém a turma concentrada.
VERIFIQUE O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS E O COMPORTAMENTO DELES DIANTE DE VOCÊ. Pode ser
que algum estudante invista em conversa paralela e agitação dos colegas
por não gostar de você. Muitas vezes, é uma cisma boba. Por isso,
converse com os alunos mais irritados e procure descobrir o que os
incomoda.
SEJA CRIATIVO.
Repetir verdades descobertas há séculos e não fazer um link entre elas e
a realidade pode transformar a sua aula em um estrondoso fiasco. Traga o
mundo real para dentro da sala. Debata o que saiu no jornal, proponha
trabalhos instigantes, deixe seus alunos livres para descobrirem as
respostas de suas perguntas. Isso que é educar.
INTERAJA.
Deixe seus alunos mandarem um pouco nos temas a serem trabalhados em
sala de aula. Coloque uma caixinha na sala e peça para que as crianças
deixem dentro delas algumas sugestões de temas ou mesmo formas de levar a
aula. Você pode tirar muitas coisas boas daí. Além do mais, o aluno que
deu a idéia vai ficar orgulhoso, motivado e passará essa animação para
os colegas.
FONTE: Revista Profissão Mestre
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR
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