Vamos começar esclarecendo o que NÃO é
gerenciamento da sala de
aula.
O Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.
Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente
envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula. É por
isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que
questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professor é acender o interesse e
aumentar a motivação para aprender. Como?
O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão
entre o que os alunos estão aprendendo e o que está acontecendo na vida
deles.... em outras palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é
significativo para ELES.
Em
História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer isso.
Ao trabalhar, por exemplo, a
mensagem dos `Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos
alunos que façam uma lista do que hoje é considerado `rebelde`, após esta lista
motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70 com os
modelos que a juventude de hoje se utiliza.
A questão primordial é, se você
conseguir que os alunos `queiram`aprender então tudo o mais torna-se muito
fácil. Afinal quem tem o poder de criar um ambiente facilitador para o
aprendizado é
você.
Outro modo que os Professores podem aumentar a
motivação para o aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a
crítica. Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que
depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que
a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.
Levantar
dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba elevando a
temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e queiram saber
mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos e partem para a
vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de conhecimentos que
os afetam diretamente enquanto cidadãos.
Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.
O video
não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição.
Ao invés de videos longos, utilize
curtas, ou video clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a
curiosidade.
Aqui vai
uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que podem ser
assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias disciplinas ?
Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga - Coach
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
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