sábado, 30 de junho de 2012

COMO FAZER PARA OS ALUNOS SE INTERESSAREM PELAS AULAS???

A indisciplina está diretamente ligada à falta de atenção durante a aula. Muitas vezes, o aluno não teve a sua capacidade de concentração educada e, por isso, não consegue se ater às explicações do professor. Em outras ocasiões, o problema pode ser físico ou psicológico. Necessidade de chamar a atenção, carência afetiva, déficit de atenção e hiperatividade, problemas de visão e audição podem ser algumas das causas desse tormento que assombra o dia-a-dia do professor, seja ele responsável por uma turma de terceira série do Ensino Fundamental ou de Faculdade.

A primeira sugestão é que se observe os alunos mais desatentos, verificando – a partir disso – se eles possuem alguma má função física. Depois, passa-se a prestar atenção ao fator emocional. Havendo dúvida, é importante encaminhar o estudante para o departamento de psicologia da escola. Caso esse não exista, deve-se conversar com o aluno e com seu responsável e indicar uma visita a um profissional especializado.
Sanadas todas as dúvidas e resolvidos os problemas mais sérios, é chegada a hora de usar somente o seu trabalho na sala de aula para conquistar a atenção da classe. Alguns fatores como o seu tom de voz, sua postura diante da turma, a imposição de limites, regras de convivência a serem respeitadas e a firmeza de suas atitudes contribuem muito para que o cotidiano seja levado sem maiores traumas.

Aí vão algumas dicas para otimizar a sua aula:
SEJA COERENTE. As regras que valem para os alunos mais rebeldes devem valer também para os mais certinhos. Se você abrir conces­são para um bom aluno que está conversando na hora da explicação, não poderá chamar a atenção da “turma do barulho” quando ela estiver atormentando.

PREPARE UMA AULA E SIGA O SEU ROTEIRO. Quando sabe muito sobre um determinado assunto, é natural falar mais a respeito dele do que seria necessário. Concentre-se. Trace um plano para a aula e respeite-o. Caso contrário, sua explicação pode ficar mal-finalizada e o aprendizado dos alunos, comprometido.

AUMENTE O SOM. Se, em uma sala, os estudantes forem muito agitados, leve uma música clássica ou própria para meditação. Deixe-a tocando por uns três minutos. Isso ajuda a acalmar os ânimos e mantém a turma concentrada.

VERIFIQUE O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS E O COMPORTAMENTO DELES DIANTE DE VOCÊ. Pode ser que algum estudante invista em conversa paralela e agitação dos colegas por não gostar de você. Muitas vezes, é uma cisma boba. Por isso, converse com os alunos mais irritados e procure descobrir o que os incomoda.

SEJA CRIATIVO. Repetir verdades descobertas há séculos e não fazer um link entre elas e a realidade pode transformar a sua aula em um estrondoso fiasco. Traga o mundo real para dentro da sala. Debata o que saiu no jornal, proponha trabalhos instigantes, deixe seus alunos livres para descobrirem as respostas de suas perguntas. Isso que é educar.

INTERAJA. Deixe seus alunos mandarem um pouco nos temas a serem trabalhados em sala de aula. Coloque uma caixinha na sala e peça para que as crianças deixem dentro delas algumas sugestões de temas ou mesmo formas de levar a aula. Você pode tirar muitas coisas boas daí. Além do mais, o aluno que deu a idéia vai ficar orgulhoso, motivado e passará essa animação para os colegas.



FONTE: Revista Profissão Mestre



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário