sábado, 27 de outubro de 2012

IDEIAS IRRACIONAIS




Relação de ideias irracionais que causam e mantém o distúrbio emocional

01- É extremamente necessário para um adulto ser aprovado por todos em tudo o que faça – ao invés de se concentrar em seu próprio auto-respeito, em ganhar aprovação por propósito (objetivos) práticos em amar mais do que ser amado.

02- Certos atos são terríveis ou pecaminosos e devem ser severamente punidos – ao invés da idéia de que certos atos são inapropriados ou anti-sociais e que as pessoas que os fazem estão agindo estúpida, ignorante ou neuroticamente, e deveriam, portanto, ser ajudadas a mudar.

03- É horrível quando as coisas não são do jeito que se gostaria que fossem – ao invés da idéia de que isto é ruim e que seria muito bom se pudesse mudar ou controlar as condições para que se tornassem mais satisfatórias. Se isto não é possível, o melhor a fazer é aceitar temporariamente a existência de tal situação.

04- A miséria humana é extremamente causada e imposta aos indivíduos por pessoas ou eventos exteriores – ao invés da idéia de que o distúrbio emocional é causado pela visão que os sujeitos têm das condições.

05- Se algo é ou pode ser perigoso ou amedrontador, deve-se ficar extremamente perturbado por isso – ao invés da idéia de que o melhor que se tem a fazer é enfrentar o evento, e então, reinterpretá-lo como não perigoso. Quando isso não é possível, aceitar o inevitável.

06- É mais fácil evitar do que enfrentar as dificuldades da vida e as próprias responsabilidades – ao invés da idéia de que o chamado "caminho fácil" é invariavelmente o mais árduo numa longa jornada.

07- As pessoas sempre precisam de outras maiores ou mais fortes do que elas próprias nas quais se apoiar – ao invés da idéia de que é melhor assumir os riscos de pensar e agir independentemente.

08- Deve-se ser absolutamente competente, inteligente e merecedor de todos os possíveis respeitos – ao invés de que, mais importante do que precisar bem é fazer simplesmente e aceitar a si próprio como uma criatura bastante imperfeita com as limitações humanas gerais, além das próprias falhas específicas.

09- Porque algo afetou fortemente a vida de alguém um dia, vai continuar a afetá-la indefinidamente – ao invés da idéia de que as pessoas podem aprender muito através de suas experiências passadas, mas não ficam eternamente ligadas a elas, nem chegam a ser prejudicadas pelas mesmas.

10- Deve-se ter um controle absoluto e perfeito sobre as coisas – ao invés da idéia de que o mundo é cheio de probabilidades e alternativas a que é possível gozar a vida apesar disso tudo.

11- A felicidade humana pode ser adquirida através da inércia e inação – ao invés da idéia de que os seres humanos tendem a ser mais felizes quando estão vitalmente absorvidos em propósitos criativos, ou quando estão se dedicando às pessoas ou projetos exteriores a si próprios.

12- Não se tem praticamente nenhum controle sobre as próprias emoções e nada pode ser feito com relação às sensações causadas por certas coisas – ao invés da idéia de que temos um controle enorme sobre nossas emoções destrutivas, se decidirmos trabalhar e mudar as hipóteses inadequadas e não científicas responsáveis pelo seu aparecimento.


Texto extraído de: ELLIS, Albert - Reason and Emotion in Psychoterapy. New York, Stuant, 1962.



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário