quinta-feira, 14 de abril de 2011

VOCÊ SABE COMO AGIR COM UM CÃO GUIA?



- Antes de mais nada, saiba que é um cão de trabalho e não um bichinho de estimação. Por isso, quanto mais você o ignorar, melhor para ele e para seu dono.

- Seu comportamento e trato são completamente diferente dos outros cães. Devemos respeitá-lo em sua dupla função: GUIA e FIEL COMPANHEIRO de seu dono.

- Não toque neles, nem os acaricie quando trabalhando, ou seja, quando estiver usando a guia. Isso pode fazer com que o cão se distraia e ele JAMAIS deverá falhar.

- Não tenha medo! Os cães guia são treinados e nunca serão capazes de fazer mal sem motivo.

- Atenção! Se estiver acompanhado de um cão, controle-o para evitar que cause algum acidente quando passar ao seu lado e de seu dono.

- Não lhe ofereça alimentos seja qual for. O dono é quem pode alimentá-los e há horário certo para isso.
- Quando se dirigir a um cego acompanhado de um cão guia, fale diretamente com ele e não com o cão.

- Se um cego com um cão guia lhe pedir ajuda, aproxime-se pelo lado direito, de maneira que o cão fique à esquerda. Então o dono ordenará que o seiga ou pedirá que você ofereça o cotovelo esquerdo e usará uma senha para indicar ao cão que temporariamente está fora de serviço.

- Se um cego com um cão guia lhe pedir informações dê indicações claras do sentido em que deve dobrar ou seguir para chegar ao local.

- Não se antecipe e nem pegue o braço do cego sem antes conversar. Muito menos toque na guia, porque esta é para uso exclusivo do cego que está sendo acompanhado.

- Os cães guia têm lugares e horários pré-determinados para suas necessidades.

- Eles estão habituados a viajar em todos os meios de transporte, acomodados aos pés dos donos, sem atrapalhar os passageiros, tanto dentro como fora do país.

- Em virtude de seu treinamento rigoroso, estão habituados e capacitados a entrar e permanecer junto aos donos em qualquer estabelecimento público e/ou comercial sem causar alterações no funcionamento nem incomodar as pessoas que estiverem presentesno recinto.

- Nos locais de trabalho, o cego usuário do cão guia está capacitado a exercer suas funções com este ao seu lado. Os cães nunca transitam pelos lugares sozinhos.

- Os cães guia têm o mesmo direito de seus donos a gozar de livre acesso a todos os lucais públicos.




* TRADUZIDO DE UM ARQUIVO EM ESPANHOL SEM INDICAÇÃO DE AUTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário