quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FENEIS QUESTIONA A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CEARÁ


A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), órgão do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), recebeu carta-denúncia da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis) questionando a política de educação para surdos adotada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

A Feneis considera a política do MEC “inconstitucional e fadada a inúmeras consequências negativas idênticas ou piores às que já se fazem sentir nos três níveis da rede pública de ensino, com sérios prejuízos aos direitos linguísticos, identitários, culturais e educacionais das crianças, adolescentes, jovens e adultos surdos em escolarização”.

A carta-denúncia foi entregue à procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Nilce Cunha Rodrigues, durante reunião realizada no auditório da sede do MPF/CE, em Fortaleza, no dia 26 de setembro. Além de representantes do Feneis, a reunião contou com a participação de estudantes surdos, pais e educadores.

Além de receber o documento apresentado pela entidade, a procuradora também ouviu a opinião dos presentes sobre o assunto. Estudantes, pais e educadores defendem o investimento em escolas bilíngues, onde alunos recebam a formação em libras e aprendam o português escrito. A carta-denúncia da Feneis foi anexada a um procedimento administrativo já instaurado no MPF/CE e que trata de direitos assegurados a pessoas com deficiência.


Fonte: O POVO


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário