terça-feira, 8 de novembro de 2011

TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO PERMITE QUE CEGO VOLTE A ENXERGAR

Tratamento com células-tronco por cientistas britânicos restauraram a visão de pessoas ameaçadas de cegueira permanente.
 
A técnica tem transformado a vida de pacientes que perderam a visão devido a lesão ou doença.
 
O procedimento tem sido realizado apenas sobre aqueles que perderam a visão em um olho.

Vida transformada: o paciente <span class=
Russell Turnbull com consultor cirurgião Dr. Francisco Figueiredo, que supervisionou o estudo no qual a vista de Turnbull foi restaurada" 

Mas os ensaios já estão em andamento em pacientes com danos para ambos os olhos e milhões poderiam um dia se beneficiar do tratamento.
A técnica envolve a células-tronco de olho bom do paciente que sofre um tratamento especial no laboratório antes de transferi-los para o olho danificado.
 
Entre aqueles que já foram submetidos a procedimento está um que perdeu a visão em um olho depois de ser atacada com amônia 15 anos atrás.
 
Russell Turnbull é um dos poucos pacientes que foram tratados com sucesso por cientistas e cirurgiões do Norte de Inglaterra na East Stem Cell Institute da Universidade de Newcastle.
 
Como Funciona

Dentro de algumas semanas Turnbull, 38, encontrou a sua visão de volta ao nível de quando foi atacado em uma viagem de ônibus para casa após uma noite em Newcastle, em 1994.

Como 'cobaia' em um estudo no instituto, os investigadores tomaram uma pequena quantidade de células-tronco de olho bom Turnbull e trataram em um laboratório, antes de implantá-lo no olho danificado, onde começaram a funcionar normalmente, restaurando a visão.

Ontem, ele disse: "Eu tenho a minha vida de volta, graças à operação".
 
A técnica evita a necessidade de drogas para suprimir a imunidade devido a células do próprio paciente implantado não poder ser rejeitada.
 
É também o primeiro processo que não usa produtos de origem animal para ajudar no tratamento das células-tronco em laboratório.
 
Os cientistas esperam que a técnica possa ajudar centenas de pacientes cujos olhos foram danificados por lentes de contato, em acidentes que envolvem ferimentos térmico ou químico, e por doenças.
 
O procedimento de metas nebulosidade córnea - conhecido medicamente como deficiência limbar - que foi previsto para causar cegueira em oito milhões de doentes em todo o mundo a cada ano e afeta até 10.000 na Grã-Bretanha.

Francisco Figueiredo, um cirurgião de olho e consultor no Norte da Inglaterra, East Stem Cell Institute, que co-liderou o projeto, disse que a descoberta poderá potencialmente "ajudar milhões de pessoas. Esta técnica que estamos trabalhando nos últimos três anos tem o potencial de mudar a vida das pessoas", acrescentou.

"Ao fazer uma operação de transplante de células-tronco, sua vida volta ao normal".
 
A pesquisa, publicada na revista Stem Cells E.U., tem sido utilizada para ajudar a oito pacientes com opacidade de córnea em um olho, que têm visão suficiente no olho restante para fornecer uma fonte de células-tronco saudáveis.
 
Mas os pesquisadores já estão realizando testes com os pacientes que têm dano em ambos os olhos.
 
O Sr. Figueiredo disse: "Eu tenho 74 anos e não sou capaz de enxergar de um olho por 54 anos". Na idade de 20 anos ele foi atacado na rua com amônia e perdeu a visão.
 
Agora, depois de ter feito a cirurgia, ele pode ver de novo.

Desde que a cegueira é causada pela deficiência de células-tronco poderá ser restaurada, utilizando esta técnica.
 
Todos clara: A cirurgia tem dado senhor vista <span class=
O tratamento tem dado ao senhor Turnbull a visão em seu olho danificado quase igual olho saudável.


O Professor Michael Whitaker, co-diretor do instituto, disse: "Células-tronco da medula óssea têm sido utilizadas com sucesso por muitos anos para tratar o câncer e doenças imunes, mas este é o primeiro sucesso da terapia com células-tronco utilizando células-tronco a partir do olho sem produtos animais para tratar a doença. Como os primeiros resultados parecem promissores, estamos pensando na difícil tarefa de como trazer esse tratamento rápido para as clínicas, como concluir os testes clínicos necessários, de modo que o tratamento pode ser compartilhado com todos os pacientes que poderiam se beneficiar. "
 
Um grande estudo envolvendo 24 pacientes está em andamento com financiamento do Reino Unido Medical Research Council.


FONTE: DAILYMAIL


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário