terça-feira, 8 de novembro de 2011

MATT HAMILL ANUNCIA APOSENTADORIA


Derrotado pelo sueco Alexander Gustafsson no UFC 133, realizado na cidade de Filadélfia, o lutador Matt Hamill anunciou a aposentadoria do octógono.

O americano, que nasceu surdo e possui muitas dificuldades na fala, não escondeu o abatimento pelos resultados das últimas duas lutas - acabou superado por Quinton Rampage Jackson em maio -, e tomou a difícil decisão publicando um pronunciamento em seu site oficial.

"Eu estava pronto para tomar esta decisão depois do UFC 130, mas meus amigos, família e treinadores e a pessoa mais importante, minha filha, deram-me coragem para tentar pela última vez. Tenho convivido com muitas lesões desde a final do The Ultimate Fighter; e isso atrapalhou muito meus treinamentos. Não tem sido bom para o meu corpo depois de 28 anos competindo. É tempo de finalmente descansar", afirmou o lutador, que encerra a carreira no MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês) com um retrospecto de 10 vitórias e quatro derrotas.

Com uma carreira marcada pela superação, Matt Hamill iniciou a trajetória de atleta na luta greco-romana, com sucesso. Três vezes campeão da Divisão III da NCAA, sendo o primeiro surdo a conseguir tal feito, e medalha de prata na Surdolímpiada de 2001, o americano ingressou no MMA em 2005, no XFO 3, contra o compatriota Robert Hitteno.

O nocaute na estreia, aliado com o bom desempenho, rendeu o convite para a terceira edição do reality show The Ultimate Fighter, quando foi treinado pelo ex-campeão dos meio-pesados Tito Ortiz.

Depois de vencer a primeira luta no programa, contra Mike Nickels, Hamill enfrentou problemas de lesão (uma fratura no nariz) e não pôde continuar. Contudo, o bom desempenho colocou o atleta como um dos nomes do evento que marcou o final desta edição do reality show. Diante do também americano Jesse Forbes, conseguiu outro nocaute e um contrato com a organização do UFC.

A primeira derrota na carreira ocorreu na 75ª edição do evento, em 8 de setembro de 2007, quando perdeu por decisão dividida para o inglês Michael Bisping. Já o segundo resultado negativo ocorreu por conta de um nocaute contra Rich Franklin, um dos atletas mais famosos do evento, no UFC 88.

Os dois maiores resultados da carreira de Hamill ocorreram justamente contra detentores do cinturão dos meio-pesados. Atual campeão da categoria, Jon Jones acabou desclassificado da luta contra o combatente surdo em virtude da utilização de golpes ilegais com o cotovelo. Embora polêmico, o resultado de 5 de dezembro de 2009 conta como uma vitória no cartel do agora ex-atleta do UFC.

Exemplo de superação, Hamill alcançou o ápice da carreira no MMA ao derrotar a lenda, e ex-professor no Ultimate Fighter, Tito Ortiz. Depois de ouvir diversas provocações do polêmico rival, o atleta radicado em Nova York fez uma exibição convincente e venceu o lendário atleta de forma unânime, no UFC 121, disputado em 23 de outubro do ano passado.

As seguidas superações na carreira renderam um convite inusitado a Hamill. Mesmo sem sequer conseguir um title shot, o americano teve a trajetória contada em um filme, no qual é abordada a carreira na luta greco-romana até o ingresso no UFC. O longa-metragem ainda não tem previsão de ser lançado no Brasil.




 Fonte: TERRA ESPORTES


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário