domingo, 26 de dezembro de 2010

ALGUMAS SIGLAS IMPORTANTES

BILINGUISMO: Falar duas ou mais línguas ou falar uma oral e outra sinalizada.
CLOSED CAPTION: legenda oculta concebida para permitir aos surdos e pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão e em vídeo. A legenda oculta funciona como o áudio do programa e através dela são passadas as informações literais e não literais. Existem duas formas de legendagem oculta: a on-line, feita em tempo real através de estenotipia ou software de  reconhecimento de voz, e a off-line, pós-produzida em programas gravados, utilizando computadores com softwares específicos. As diferenças entre on-line e off-line é que na primeira apenas as informações literais são descritas na legenda, e na off-line, o aproveitamento do tempo, o posicionamento das legendas e as informações não literais (ruídos, trilha sonora, indicação do falante, etc...) também são descritos na legenda.
CODA:  Children Of Deaf Adults ou, em português, Filhos de pais surdos.
CONADE: Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

MORPHEMA: Unidade mínima de significação composto por 3 quiremas: ponto de articulação (pa); configuração das mãos (cm); movimento (m).
PIDGIN - Português Sinalizado: É a utilização de uma língua com a estrutura de outra. As línguas de sinais têm a sua própria estrutura. É incorreto fazer os sinais Libras seguindo a estrutura da língua portuguesa.
QUIREMA: Segmento mínimo sinalizado. Corresponde ao fonema das línguas faladas.
SIGNUNO: Signuno é uma língua de sinais construída por uma pessoa anônima, baseada no Esperanto e Gestuno. O alfabeto contém sinais especiais e caracteres do esperanto. A raíz básica do signuno vem do Gestuno.
WFD: WORD FEDERATION OF THE DEAF - Organização internacional não governamental que representa 70 milhões de surdos. Estima-se que 80% destes surdos vivem em paises desenvolvidos. WFD trabalha com a ONU, promovendo os direitos da pessoa surda de acordo com os princípios e objetivos da carta das Nações Unidas, a Declaracao Universal dos Direitos Humanos e outras recomendações da ONU. A maior pioridade da WFD nos paises em desenvolvimento é o direito ao uso da LÍNGUA DE SINAIS; igualdade de oportunidade em todas as esferas da vida, incluindo acesso à educação e informação. Fundada em 1951 durante encontro de surdos em Roma, tem encontros internacionais a cada quatro anos em diferentes localidades no mundo. Cada país membro tem dois representantes eleitos por seus membros.

Fonte: Dicionário Libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário