sábado, 11 de dezembro de 2010

GESTUNO




Origens do gestuno (pronuncia-se Guestuno)
 
O gestuno é a língua de sinais internacional que difundiu a Federação Mundial de Surdos em 1951. Em 1973 um comitê criou um sistema standard de sinais internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias línguas de sinais para criar uma língua fácil de aprender.


A comissão publicou um livro com uns 1500 sinais. Não tinha uma gramática concreta pelo que muitos dizem porque não é uma língua real.

O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta língua nos Jogos Mundiais para Surdos a Conferência de Surdos e o Festival de Washington DC mas seu uso é muito reduzido.

A necessidade de se comunicar é universal. Para as pessoas surdas a necessidade de comunicação vai unida aos sinais por isso existem tantas línguas de sinais no mundo como línguas orais cada uma delas tem um "acento" ou  dialeto. Cada língua de sinais é um reflexo do passado na cultura que se desenvolveu e os costumes de sua sociedade.

Na Federação Mundial do surdo há duas línguas oficiais: inglês e francês e todos os seus documentos e correspondência são escritos nestes idiomas. O gestuno se utiliza dentro da oficina e nas assembléias gerais ainda que não se saiba a ciência certa se todos conhecem esta língua. Dentro da oficina o uso do gestuno também está limitado. Os membros com um conhecimento amplo são capazes de expressar princípios muito concretos e idéias abstratas.

A idéia de criar uma língua de sinais unificada não teve o resultado que se  esperava. A Comissão passou o mesmo que aconteceu com o esperanto. Não houve muitas pessoas capazes de aprender esta nova língua. E com os dispositivos de tradução tão desenvolvidos que existe hoje em dia e o profissionalismo dos tradutores internacionais quem iria querer estudar uma língua inventada?




Fonte: http://www.alfabetosurdo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário