sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DOUGLAS TILDEN

Nascido em Chico, Califórnia, em 01 de maio de 1860, filho de William Tilden Peregrine, MD, e Tilden Hecox Catarina. Aos quatro anos, adoeceu com febre escarlatina ficando surdo.

Dois anos mais tarde, ele foi matriculado na Escola para Surdos Califórnia, localizado na Universidade de Berkeley. Um estudante de honra, Douglas se formou na escola em 1879, aceitou um cargo de professor lá mesmo, permanecendo por oito anos.

As férias de verão eram dedicadas ao estudo de desenho e pintura. No verão de 1883, ele descobriu as alegrias da escultura. Ele sonhava em estudar em Paris. 

Seu modelo de argila  lutador, um jovem, atlético, figura masculina nua, impressionou o Conselho de Administração da Faculdade da Califórnia o suficiente para que eles lhe dessem um empréstimo de quinhentos dólares para estudar em Nova York.

Graças a uma doação de US$ 600 por ano do Fundo de Durham, administrado pela California School for the Deaf, Douglas embarcou para Paris em maio de 1888 onde estudou escultura com o escultor também surdo, Paul Chopin.

Tilden foi o primeiro escultor nascido na Califórnia, a ganhar reconhecimento fora dos EUA e ser aceito no Salon de Paris em 1889, depois novamente em 1890, 1891, 1892 e 1894.

A última estátua de Tilden criada em Paris, foi fundido em bronze em 1893 e enviado para São Francisco.

Em 06 de junho de 1896, casou com Elizabeth Cole, filha, surda, filha de um empresário em Oakland. James Phelan estava entre os convidados. O casamento foi uma união tumultuada que, eventualmente, terminou em divórcio, produziu dois filhos - Gladys e Lee Willoughby.

Foi vice presidente da Federação Internacional de Surdos

Douglas Tilden, o gênio surdo que dedicou sua vida à sua arte e de uma melhor compreensão entre o mundo da audição e os surdos, morreu 4 de agosto de 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário