sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

OS SÍMBOLOS MAIS COMUNS PARA A COMUNICAÇÃO NO MUNDO

 

As pessoas com deficiências auditivas podem expressar algo sobre alguma coisa, sinalizando o objeto ou olhando para ele. Por exemplo, se a pessoa quer sair para a rua pode apontar a porta. 
Os problemas com este tipo de comunicação aparecem quando o objeto ao que aponta ou indivíduo pode signifcar várias coisas. Por isso, é importante que a pessoa com quem se está comunicando lhe faça várias perguntas que se contestem com sim ou não, para determinar exatamente o que quer dizer.

Símbolos figurativos:
Existem vários tipos de símbolos, de 2 e 3 dimensões, que se podem utilizar para representar um objeto. Fotografias, PCs, hieroglíficos, "picsyms", símbolos pictóricos e "blissymbols", a seguir encontrará uma pequena descrição de cada um deles:

Fotografias
as fotos normais, em branco e preto ou coloridas, podem ser utilizadas para representar objetos, atividades, lugares, verbos e pessoas.

Comunicação por meio de desenhos simples (PCS)
os desenhos simples podem representar um objeto.

hieroglíficos
Uma representação de palavras ou sílabas com fotografias de objetos.

Picsyms
Picsyms é a combinação de desenhos já feitos com outros que fazem os usuários. A idéia deste método é dar ao usuário um símbolo e permitir que ele crie outros para expandir seu vocabulário.

Sigsymbols
Sigsymbols incorpora o uso de gráficos, ideogramas e sinais manuais. Quando os gráficos e os ideogramas não se podem usar para representar uma idéia abstrata, se utilizam os sinais manuais.

Símbolos pictográficos e ideográficos para a comunicação
Os símbolos pictográficos e ideográficos para a comunicação (PIC) são gráficos e ideogramas. Se diferenciam do método anterior porque este método faz os símbolos brancos sobre fundo negro.

Blissymbols
Consiste em gráficos, ideogramas e símbolos arbitrários. Estes símbolos representam idéias abstratas de conceitos e normalmente se entendem pior que os símbolos antes mencionados. Porém, blissymbols proporcionam mais temas e permitem ao usuario aumentar seu vocabulário.

Sistema de símbolos abstratos
Este sistema utiliza símbolos que não representam seu significado. O sistema de símbolos mais comum é o Yerkish.

Símbolos ortográficos
a ortografía tradicional representa as letras de um sistema linguístico específico ou no nosso caso, alfabeto português. Os sinais ortográficos mais conhecidos são o braille e o código morse.

Código morse
o código morse é um método de comunicação, um sistema de símbolos internacional que representa letras, números e sinais de pontuação, utilizando séries de pontos e guiões. O código morse está tomando muita importância entre pessoas com incapacidades porque é muito rápido.

Braille
O braile é um símbolo táctil que utilizam as pessoas com descapacidade visual para ler ou escrever. Os caracteres do braille estão formados por combinações de seis pontos em duas colunas. Estes caracteres representam letras, palavras e partes de palavras. Como o código morse, o braile se usa internacionalmente, ainda que em muitos países mudem alguns códigos para adaptá-lo a sua língua.

* infelizmente recebi esse documento sem fonte, porém, vale a intenção e espero que sirva para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário