terça-feira, 28 de dezembro de 2010

TIPOS DE PROBLEMAS AUDITIVOS MAIS COMUNS


Pelo menos uma em cada mil crianças nasce profundamente surda. Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo da vida, por causa de acidentes ou doenças.

Existem dois tipos principais de problemas auditivos. O primeiro afeta o ouvido externo ou médio e provoca dificuldades auditivas "condutivas" (também denominadas de "transmissão"), normalmente tratáveis e curáveis. O outro tipo envolve o ouvido interno ou o nervo auditivo. Chama-se surdez neurossensorial.

A deficiência auditiva pode ser classificada como deficiência de transmissão, quando o problema se localiza no ouvido externo ou médio (nesse caso, o prognóstico costuma ser excelente); mista, quando o problema se localiza no ouvido médio e interno, e sensorioneural ou neurossensorial, quando se origina no ouvido interno e no nervo auditivo.

Infelizmente, esse tipo de surdez em geral é irreversível. A surdez condutiva faz perder o volume sonoro: é como tentar entender alguém que fala muito baixo ou está muito longe.

A surdez neurossensorial corta o volume sonoro e também distorce os sons. Essa interpretação descoordenada de sons é um sintoma típico de doenças do ouvido interno.


OUVIDOS OBSTRUÍDOS
Uma das causas mais simples da perda de audição é a obstrução do canal auditivo. Esse bloqueio impede que as ondas sonoras cheguem até o tímpano. Constantemente sai cera natural do ouvido, ajudando a remoção de sujeira. Mas quando a cera endurece, ela fica no canal e entope o ouvido. Pequenos objetos enfiados no ouvido também obstruem o som. Como o canal auditivo é revestido de pele, ele pode ser obstruído por descamações de pele, tumores ou infecções.

COLA NO OUVIDO
O líquido produzido no ouvido médio geralmente é drenado através de um conduto que leva à garganta, chamado trompa de Eustáquio. Quando ele fica obstruído por uma infecção ou por adenóides inflamadas, o líquido contaminado se acumula no ouvido médio, tornando-se espesso e aderente, daí o nome de cola no ouvido, A “cola” dificulta a vibração adequada do tímpano e dos ossos no ouvido médio.
A trompa de Eustáquio deixa passar o ar de fora para o ouvido médio, mantendo a pressão atmosférica equilibrada nos dois lados do tímpano. A obstrução da trompa de Eustáquio altera a pressão no interior do ouvido, podendo danificar o tímpano.

TÍMPANO DANIFICADO
Repetidas infecções graves no ouvido médio enfraquecem o tímpano, provocando até perfurações, que impedem a sua vibração normal e levam à perda de audição. Em geral, essas perfurações no tímpano saram naturalmente, mas, se a infecção for grave e perdurar por muito tempo, os orifícios podem não se fechar. A denominação médica para essa condição é otite média crônica, e exige tratamento apropriado. Objetos introduzidos no ouvido, fortes pancadas ou sons muito altos, como explosões, podem causar perfurações no tímpano.

DOENÇA DOS OSSOS DO OUVIDO
Uma doença óssea comumente chamada otosclerose causa sérios problemas de audição. É um processo hereditário, isto é, frequentemente se manifesta nas pessoas que têm familiares com otosclerose. O ossículo estribo começa apresentando um desenvolvimento anormal, que aos poucos o fixa à janela oval, impedindo-o de mover-se livremente. Por isso, ele deixa de conduzir as vibrações ao ouvido interno, levando à perda de audição. É possível curar essa doença por meio de cirurgia.

A otosclerose surge geralmente entre os 18 e os 30 anos e tende a piorar com a idade. É mais comum entre as mulheres.

NEUROSSENSORIAL
A surdez neurossensorial pode se manifestar em qualquer idade, desde o pré-natal até a idade avançada. A cóclea é um órgão muito sensível e vulnerável aos fatores genéticos, às doenças infantis, aos sons muito altos e a alguns medicamentos. Muitos idosos também sofrem de surdez neurossensorial.

Um parto difícil ou prematuro, sobretudo quando o bebê não recebe oxigênio suficiente, às vezes causa surdez neurossensorial. Ao nascer, a criança está sujeita à icterícia, prejudicial ao nervo auditivo, podendo levar à perda de audição. A icterícia é mais comum em bebês prematuros. Muitos problemas que surgem no parto estão se tornando menos frequentes à medida que se aprimoram as técnicas de assistência a bebês de "alto risco".

TINIDO
O zumbido, ou barulho nos ouvidos - denominado tinido - afeta muitas pessoas, embora a causa desses ruídos não esteja esclarecida.

É difícil a pessoa saber de onde vêm os ruídos no sistema auditivo. Alguns acham que eles são quase insuportáveis, e é mais comum atacarem pessoas idosas.

Sons muitos altos, doenças ou infecções do ouvido são as causas do tinido, havendo quem afirme que alguns remédios vasodilatadores e mesmo alguns tipos de alimentos tornam os zunidos mais intensos.

Mesmo sem problemas de audição, uma pessoa pode perceber o zumbido e achá-lo bastante desconfortável.

DOR DE OUVIDO
A dor de ouvido (otalgia) pode ser causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).

As dores de ouvido de causa otológica são:
  • a otite externa aguda,
  • a otite média aguda
  • os tumores de ouvido

OTITE EXTERNA AGUDA
A otite externa aguda é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. É caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. 

Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal. A otite externa aguda e crônica é um problema de ouvido tão comum entre os nadadores que é chamada também de "otite dos nadadores".

OTITE MÉDIA AGUDA
A otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por bactérias e, eventualmente, por vírus. É mais comum em crianças. A infecção se faz pela migração do germe, presente na garganta ou no nariz, através da tuba auditiva. Essa doença ocorre, na maioria das vezes, após gripe. 

É frequente, também, através do contato com outras crianças portadoras de doenças infecciosas. Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite, secreção no ouvido (se houver perfuração timpânica); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.

TUMORES DO OUVIDO
As dores do ouvido causadas por tumores são bem menos frequentes do que as dores causadas por infecções. Em caso de tumor, o paciente costuma sentir dor, diminuição da audição e com frequência, secreção no ouvido.

O médico faz o diagnóstico pela história do paciente, exame do ouvido e exame por imagens (tomografia computadorizada, ressonância magnética).

As dores de ouvido de causa não otológica são muito frequentes. As mais comuns são as de origem dentária (cáries, molares inclusos, apicites paradentares) e as disfunções têmporo-mandibulares relacionados com ausência de elementos dentários, próteses dentárias mal adaptadas e má oclusão dentária.

Pacientes idosos com problema de coluna cervical (artrite) ou pacientes com história de traumatismo na coluna cervical costumam relatar dor atrás da orelha ou no mastóide.

Processos infecciosos e tumorais nas amígdalas, na faringe e na boca podem ser causa de dor no ouvido.

Processos malígnos nas vias aéreas, digestivas e base de crânio também podem causar otalgia.

As otalgias de causa não otológica ocorrem por causa da extensa ramificação de nervos importantes na região da cabeça, pescoço, tórax e aparelho digestivo. O impulso doloroso chega ao ouvido através dessas ramificações nervosas que fazem conexões entre o local da doença e o órgão da audição (dor refletida).

Quando o médico constata que a dor de ouvido não é de causa otológica, uma medida importante é solicitar exame buco-facial por dentista especializado. Exames por imagens (radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética) da base do crânio, vias aéreas e digestivas poderão ser necessárias.



Fonte: ABC da Saúde e Surtec

5 comentários:

  1. muito bem explicado me ajudou muito precisava falar sobre este assunto na fera de conhecimentos na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM SABER Q ESTAMOS SEMPRE CONTRIBUINDO COM O APRENDIZADO DE ALGUÉM!!!
      ABRAÇOS E BOA SORTE NA APRESENTAÇÃO

      Excluir
  2. Muito interessante seu blog, amei. Precisava de uma foto ou gravura relacionada à surdez, me deparei com seu blog, com esta gravura sensacional além de muito conteúdo informativo. Parabéns! Espero que não se importe pela foto, embora o assunto fosse sobre o "Dia Nacional de Prevenção à surdez" coloquei seu link em meu blog para direcionar as pessoas a este conteúdo que é de suma importancia para muitos. Você está de parabéns não apenas pelo blog em sí, mas pelo seu perfil que é maravilhoso. Um grande abraço. Fique a vontade caso queira fazer-me uma visita, mas meu blog é muito simples e também não tenho um perfil tão recheado,rsrs... FELICIDADES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rejane,
      fico feliz de receber tantos elogios e saber q cada dia mais meu blog tem ajudado às pessoas em suas pesquisas
      fique à vontade para postar conteúdos pelos quais se interesse
      qto à foto, achei na internet há séculos e nem lembro qual a fonte, mas qdo fui fazer este post, achei q caberia direitinho no q eu precisava
      ah, irei sim dar uma passada no seu blog e com certeza encontrarei coisas para compartilhar
      :)
      abraços e sucesso!!!

      Excluir
  3. OLA DOUTORA GOSTARIA DE PEDIR SUA AJUDA
    QUANDO FALO OU CANTO E ATE MESMO RESPIRO OUÇO RETORNO DENTRO DA MINHA CABEÇA PELO OUVIDO DO LADO DIREITO
    O QUE SERIA ISSO E O QUE DEVO FAZER? OBRIGADO

    ResponderExcluir