A Marcha Nacional dos Deficientes Auditivos na semana passada em Brasília subiu a rampa do Congresso Nacional após serem recebidos pelo ministro da Educação e protestarem na Esplanada dos Ministérios.
Os deficientes auditivos querem a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, no ensino fundamental, médio e básico, bem como a criação de escolas bilíngües.
O senador Wellington Dias PT-PI) tem uma proposta para a inclusão do ensino de Libras no Plano Nacional de Educação - PNE, e a criação de escolas especializadas para os surdos. “Ter uma escola, que seja especializada para o pré-escolar, para o ensino fundamental, para o ensino médio. O que nós desejamos, é que, não só os surdos mas também as pessoas que no dia-a-dia lidam com eles, possam ter acesso a uma escola especializada, onde ele aprende o português, mas aprende também Libras. Isso não é difícil de entender. Então é isso que os surdos colocam... Eles querem... vamos dizer assim... que sejam respeitados no seu direito. Qual é a lógica disso? Acho que o principal é a família, as pessoas que lidam no dia a dia, compreendem da mesma forma, que eles, e os surdos que tiveram já essa oportunidade, reconhecem que isso é fundamental para a sua inclusão”.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também defendeu a criação de uma escola bilíngüe para os surdos além de Libras. “Não existe como fazer um processo como esse, de inclusão na rede escolar sem discutir, e discutir as especificidades. A língua portuguesa é como se fosse uma segunda língua para eles. Então é preciso esse entendimento. Então a grande defesa deles é a escola bilíngüe para surdos”.
Os senadores também manifestaram o apoio à Marcha dos Deficientes Auditivos, contra o fechamento do Instituto Nacional de Educação para Surdos.
Lindbergh Farias ainda comentou que o Senado vai mediar o debate com o Ministério da Educação, para evitar o encerramento da instituição. (Bruno Costa – Portal do PT)
FONTE: http://soundcloud.com/ptbrasil5/
TEXTO COPIADO NA ÍNTEGRA - OS ERROS DE ESCRITA E DISTORÇÕES QUE POSSAM HAVER EM RELAÇÃO À REALIDADE SURDA, FAZEM PARTE DA PRÓPRIA REPORTAGEM
TEXTO COPIADO NA ÍNTEGRA - OS ERROS DE ESCRITA E DISTORÇÕES QUE POSSAM HAVER EM RELAÇÃO À REALIDADE SURDA, FAZEM PARTE DA PRÓPRIA REPORTAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário