quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA E ÚNICA ESCOLA DE SAMBA DO MUNDO PARA DEFICIENTES ABRE O DESFILE DAS CAMPEÃS NO CARNAVAL 2012



Com o enredo "Olé, lê! Olá, lá! As Paralimpíadas vem aí e a Alegria vai pegar!", a Embaixadores da Alegria, primeira e única Escola de Samba do mundo voltada para pessoas com deficiência, vai se apresentar no sábado das campeãs (25/2), no Sambódromo do Rio de Janeiro, antes dos desfiles das escolas melhores colocadas do Grupo Especial do Carnaval 2012. Pelo quarto ano consecutivo, a Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) irá abrir o desfile da agremiação inclusiva.

Isto porque, a Comissão de Frente será formada por nove bailarinos do Grupo de Dança Corpo em Movimento, além de outros três convidados. A coreógrafa Camila Rodrigues levará para avenida a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Assim como em anos anteriores, o figurino é feito especialmente para destacar os movimentos e não atrapalhar a mobilidade dos artistas, principalmente dos quarto cadeirantes que integram a companhia.

A medalhista no Parapan de Guadalajara, Camille Rodrigues, irá descansar um pouco da rotina de treinos para as Paralimpíadas de Londres para desfilar na ala dedicada aos atletas paralímpicos brasileiros. Um pouco mais atrás, a Andef terá uma ala com 180 pessoas entre pacientes e seus familiares, alunos do Projeto Loterj Comunidade, atletas e colaboradores. 

Em cima do único carro alegórico no desfile da Embaixadores da Alegria, um time de basquete em cadeira de rodas será montado para mostrar as conquistas e superações das pessoas com deficiência dentro do esporte. Írio Nunes, pivô da equipe Andef Cobras e na seleção brasileira da modalidade desde 1999, é um dos ateltas que estará na alegoria.






"HOJE É DIA DE CONTAGIAR"

Autor: Moyses
Intérpretes: Bessa - 1ª voz / Português - 2ª voz
Cavaco: Elaine
Gravação e Mixagem: Bessa / Mestre Riko

"HOJE É DIA DE SAMBAR
ENTRAR NA PISTA E VITÓRIAS CONQUISTAR
NESSA LUTA SOU GUERREIRO
O DESAFIO VENCER EU VOU, EU VOU
'TÔ BIG BEN E VOCÊ 'TÁ PREPARADO
TODO MUNDO ALINHADO
A SIRENE TOCOU

MEU CORAÇÃO JÁ É DE OURO
PARA-ATLETA REPRESENTO UMA NAÇÃO
VEM ME DE A MÃO
VOU TE MOSTRAR O QUE É SUPERAÇÃO

O TEMPO É AGORA
A INDIFERENÇA FAZ TANTA GENTE PERDER
DIVIDIR ALEGRIAS É JUNTAR OS SORRISOS
NA CHEGADA O PRESENTE RECEBER
A INCLUSÃO É VIVER A NOSSA FESTA
E VOCÊ VAI FAZER ACONTECER

ACENDE A CHAMA BATE O TAMBOR Ô,Õ,Ô,Ô
O CANTO VAI ANUNCIAR
SOU EMBAIXADOR DA ALEGRIA
CAMPEÃO NA FOLIA QUERO CONTAGIAR"



"A Embaixadores da Alegria tem o poder de transformar corações gelados em bumbos alegres de primeira. Tem a humilde habilidade de fazer com que as diferenças sejam equalizadas, que a comunicação seja transmitida de forma clara e o tempo seja colocado no ritmo certo! 

O novo olhar sobre a deficiência era necessário! Um olhar que é capaz de traduzir a eficiência do deficiente, de transmitir a ingenuidade da alma daqueles que têm, apenas, uma necessidade específica.
Ser diferente deveria ser normal, contudo ainda esta regra é exceção! A Embaixadores continuará a levar brilho e cores a este assunto tão monocromático e cheio de preconceito. Porque este movimento da alegria trabalhará intensamente para fazer as pessoas sorrirem.

A Embaixadores é mais do que uma escola de samba, ela é uma escola de vida!"
(Caio Leitão, presidente da Embaixadores da Alegria)






 FONTE:  Grupo Girassol de Solidariedade, http://www.andef.org.br/ e http://eusouembaixador.blogspot.com

Um comentário: