quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VALERIE SUTTON



Bom, essa postagem hoje é especial porque é o aniversário de Valerie, e gostaria de deixar registrado o quanto ela é importante para todos que trabalhamos com surdos como para os próprios surdos! 

Well, this post is special because today is the birthday of Valerie. I would like to show how important she is for us: deaf people and professional who works with deaf people! Valerie, darling! happy bday to you! We wish you all the best! xxx! Lília and Marcio

TRECHO RETIRADO DE SEU PERFIL NO FACEBOOK:
"Hello! My name is Valerie Sutton. Happy to meet you!
Back in 1974, I developed a way to read and write all body movement, Sutton Movement Writing. There are five sections: DanceWriting, SportsWriting, MimeWriting, GestureWriting and SignWriting...
SignWriting is a way to read and write any sign language in the world. It is used in over 40 countries to write different sign languages. Visit the SignWriting Site: http://www.signwriting.org/
You can write your own sign language dictionaries and literature with SignPuddle Online: http://www.signbank.org/signpuddle"

"Wow! Wonderful to be alive! Thank you for your birthday messages. I appreciate it, smile, Val ;-)"

Segue abaixo um resumo da vida e obra de Valerie:

Valerie Sutton, era dançarina e desenvolveu a DanceWriting.  Baseado nisso, 2 anos após, resolveu criar o SignWriting. Foi, então, na Dinamarca registada a primeira página de uma longa história: a criação de um sistema de escrita de línguas gestuais. Conforme os registos feitos pela Valerie Sutton na homepage do SignWriting, em 1974, a Universidade de Copenhague solicitou a ela que registrasse os gestos gravados em vídeo. As primeiras formas foram inspiradas no sistema escrito de danças.

Embora não tenha sido o primeiro sistema de escrita para línguas gestuais, a SignWriting foi a primeira que conseguiu representar adequadamente as expressões faciais e as nuances de postura do gestuante, ou a incluir informações como, por exemplo, se a frase é longa ou curta. É o único sistema que é usado em base regular, por exemplo, para publicar informações universitárias em ASL, etc.

Em 1977, o Dr. Judy Shepard-Kegl organizou o primeiro workshop sobre SignWriting para a Sociedade de Lingüística de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Nesse ano, o primeiro grupo de surdos adultos a aprender o sistema foi um grupo do Teatro Nacional de Surdos, em Connecticut. A primeira história escrita em SignWriting publicada foi: Goldilocks and the three bears. Em 1978, as primeiras aulas em vídeo foram editadas. Em 1979, Valerie Sutton trabalhou com uma equipe do Instituto Técnico Nacional para Surdos, em Rochester, prestando assistência na elaboração de uma série de panfletos, chamados The Techinical Signs Manual, que usaram ilustrações em SignWriting.

Na década de 1980, Sutton apresentou um trabalho, no Simpósio Nacional em Pesquisa e Ensino da Língua de Sinais, intitulado Uma Forma de Analisar a ASL e Qualquer Outra Língua Gestual Sem Passar Pela Tradução da Língua Falada. Depois disso, SignWriting começou desenvolver-se cada vez mais. De um sistema escrito à mão, passou a um sistema possível de ser escrito no computador.

Através do computador, o SignWriting começou a tornar-se muito mais popular nos Estados Unidos. O sistema evoluiu ao longo dos anos.

Antigamente, usuários da língua de sinais não tinham como escrever na sua própria língua. Isto quer dizer que para escrever usam o português escrito, a sua segunda língua. Nesta língua encontram muitas dificuldades de expressão. A produção escrita dos surdos é quase inexistente, limita-se a comunicações básicas efetuadas com dificuldade. Na leitura, por norma, mesmo depois de muitos anos de escolaridade, a compreensão é limitada. Com o SignWriting, existe a possibilidade de os Surdos escreverem no seu próprio idioma, sem terem de usar uma língua oral.


FONTE: WIKIPEDIA e Valerie's FACEBOOK

Um comentário:

  1. segue abaixo a mensagem de Valerie em meu facebook agradecendo a homenagem:

    Valerie Sutton says: Oh My!! My heart was so surprised and happy...when I saw your blog my heart skipped a beat! Thank you Lilia, for the blog article. It is lovely. I will tell the SignWriting LIst about it - Blessings to you -

    ResponderExcluir