sábado, 14 de abril de 2012

CÂNCER, GENES, OBESIDADE E PROCESSOS INFLAMATÓRIOS: UMA RELAÇÃO DELICADA


É possível diminuir os riscos da doença com boa alimentação, combate à oxidação celular e processos inflamatórios silenciosos.
   
Notícia bem interessante a de que certos tipos de câncer talvez possam ser combatidos por remédios comuns, hoje usados no tratamento de diabetes, artrite e aterosclerose. A descoberta da equipe de Kevin Struhl, da Escola Médica de Harvard, foi algo muito simples mas excepcional: examinando células de tumores de mama e pele, a equipe identificou nelas várias famílias de genes que costumam estar presentes em processos inflamatórios silenciosos e no metabolismo das gorduras.

Ora, se os processos inflamatórios silenciosos e o metabolismo de lipídios favorecem o surgimento do câncer, foi fácil deduzir que certas drogas de uso comum contra diabetes, artrite e aterosclerose pudessem inibir a doença. O próximo passo foi testar 13 compostos desses remédios, com resultados mais que expressivos: 11 deles bloquearam o crescimento de tumores nas linhagens de células cultivadas em laboratório. É promissor, mas ainda há muita pesquisa pela frente e testes a realizar, inclusive em humanos.

De qualquer forma, é sempre benvinda a esperança e curioso observar como a ciência não é linear, nem tem verdades eternas. O que nos resta fazer, por enquanto, é evitar processos inflamatórios silenciosos – de que o mundo moderno está repleto! – e manter o peso sob controle. Recomendo que você faça um exame de sangue para verificar se apresenta algum processo inflamatório silencioso.

FONTE: http://www.drrondo.com
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário