sexta-feira, 1 de julho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE AUDIÇÃO


Como a Perda Auditiva está afetando sua vida?

Audição. Para a maior parte da vida, é algo tão natural como respirar. Você escuta sem pensar e conversa com facilidade. Acorda do sono por causa do mais sutil sinal sonoro. Mas pouco a pouco, as coisas vão mudando.Você percebe a freqüência com a qual pede às pessoas para repetirem o que disseram. Como fica exaustivo participar de uma reunião, e como a TV fica muito alta para todos, menos para você. Você ainda se levanta e sente o cheiro do café, mas não consegue ouvir seu suave gotejar – ou consegue ouvir muito pouco o que o locutor da rádio matutina está dizendo. O que está acontecendo? 

Explore os tópicos acima, aprenda sobre perda auditiva, incluindo a importância da audição, como identificar os sinais da perda auditiva, seja em você ou em alguém próximo, e conheça também os fatos e os mitos intrigantes sobre a perda auditiva.

Avaliando Sua Audição

Diferente da maioria dos exames médicos, os testes que avaliam a audição são relativamente rápidos. Um profissional de audição provavelmente realizará 3 ou 4 exames simples, os quais podem incluir:
  • otoscopia, ou seja, examinar dentro das orelhas com uma lanterna;
  • uma audiometria, que é a verificação do nível mínimo de audição através de tons puros, que resulta em uma representação gráfica da audição;
  • e uma timpanometria, que verifica como o som é transmitido pela orelha média e pelo tímpano.
Estes testes são realizados no consultório do profissional da audição e normalmente levam menos que uma hora para serem finalizados. Com as informações destes testes, seu profissional da audição será capaz de fazer uma avaliação precisa das suas capacidades auditivas e aconselhá-lo sobre todas as opções de tratamento. Na maioria dos casos, isso significa usar aparelhos auditivos.

Como a Audição Funciona

 orelha externa


Mesmo que a orelha externa seja um ótimo lugar para pendurar jóias, ela foi criada especificamente para transmitir o som. O som começa com movimentos. Quando os objetos vibram, as moléculas de ar são definidas em movimento e transmitidas como ondas sonoras. Os contornos da orelha externa, com forma de funil, guiam e focalizam estas ondas sonoras no canal externo, onde elas são captadas e amplificadas pelo formato do mesmo. Este fenômeno natural funciona tão bem que o imitamos ao colocar a mão em curvatura ao redor da orelha, para ouvir ainda melhor. Simultaneamente capta o som dentro do espaço formado e restringe a entrada do ruído de fundo. Depois de estar dentro do canal auditivo, as ondas sonoras viajam até encontrarem o tímpano, o ponto divisório entre a orelha externa e a orelha média.
orelha media

Quando as ondas sonoras atingem o tímpano, elas o fazem vibrar, enviando o som para os delicados ossos da orelha média. Lá, os três menores ossos do corpo –  referidos como martelo, estribo e bigorna – transmitem e organizam mecanicamente o som facilitando a passagem para a orelha interna. Na orelha média também está a tuba auditiva, que equaliza a pressão do ar entre as orelhas externa e média.
orelha interna

A orelha interna, repleta de fluido, é o local onde a ação acontece. As células ciliadas e microscópicas residem dentro da cóclea que possui a forma espiral. Estas células ciliadas são estimuladas pela onda sonora que se move por meio do fluido e converte este movimento em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.


De Ondas Sonoras para Impulsos Nervosos
Nosso cérebro interpreta os sinais e então nos diz que a campainha tocou, ou que as palavras estão sendo ditas. Muitas coisas ajudam a determinar exatamente o que é que você escuta, mas é a combinação de freqüências que fornece aos diferentes sons as suas qualidades distintas. A origem e a direção do som e também a intensidade são outras dicas que o cérebro usa para decifrar mensagens. 

A perda auditiva ocorre quando as células ciliadas são danificadas ou morrem, o que é normal ocorrer quando envelhecemos. E as células ciliadas, assim como as células do cérebro, não se regeneram. É por isso que a maioria das perdas auditivas é irreversível.

Quem pode Tratar a Perda Auditiva?

Seu médico pode procurar por uma perda auditiva durante sua avaliação física regular, mas muitos não fazem isso. Se você suspeitar de perda auditiva, pode procurar um dos seguintes profissionais:

O médico ou otorrinolaringologista pode determinar se existe uma condição médica causando a perda auditiva ou se o tratamento médico, como a cirurgia, poderia ser útil. Se não, seu médico provavelmente indicará a você um fonoaudiólogo.

Os fonoaudiólogos são profissionais graduados em fonoaudiologia, que atuam na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Eles são especializados em testar, avaliar e tratar a perda auditiva, incluindo a seleção e adaptação de aparelhos auditivos.


FONTE: http://www.aparelhosauditivosbrasil.com.br



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário