sexta-feira, 1 de julho de 2011

O VOLUME DOS SONS NO CARNAVAL PREJUDICA A AUDIÇÃO





O batuque das baterias e o volume das caixas de som prejudicam a audição no carnaval


Especialistas recomendam uso de protetores de ouvido para músicos e frequentadores de blocos, trios elétricos, clubes e quadras de escolas de samba

O Carnaval está chegando, mas antecipando a festa, blocos e trios elétricos já arrastam foliões em várias regiões do país. Toda essa animação requer cuidados. O batuque das baterias e o volume das caixas de som, os ensaios das escolas de samba em quadras fechadas e os trios elétricos nas ruas podem trazer problemas à audição, provocando sensações de surdez e zumbido no dia seguinte à folia.

Qualquer pessoa que permanecer próximo ao som muito alto pode sofrer danos na audição. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso gera irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.

Está comprovado que sons acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva, se o tempo de exposição ao barulho for prolongado. No carnaval, medições realizadas em anos anteriores chegaram a apontar impressionantes 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião. “Por causa da intensidade do barulho, as pessoas podem ter a sensação de pressão nos ouvidos, zumbido e dificuldades para ouvir”, lembra a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas

Para quem pretende se esbaldar em blocos, bailes e trios elétricos, a fonoaudióloga recomenda uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som, além do uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos. Os ritmistas também devem usar a proteção. “O protetor nos ouvidos atua diminuindo o som. Ele pode ser utilizado dentro das quadras das escolas de samba e em bailes, permitindo que se escute a música em um volume aceitável”, explica a fonoaudióloga.

Os protetores (ou atenuadores, como são chamados) da Telex Soluções Auditivas são feitos em acrílico e moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada usuário. Existem dois tipos: o que diminui o barulho ambiente em 15 decibéis e outro que promove uma redução em 25 decibéis do volume do som nos ouvidos.
A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a diversos graus de surdez, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 15 milhões de pessoas sofrem algum tipo de perda auditiva. Portanto, é necessário cuidar da audição nessa época do ano. Para um carnaval sem preocupações, proteja seus ouvidos.


Fonte: www.telex.com.br


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário