sexta-feira, 1 de julho de 2011

PERDA AUDITIVA CAUSADA PELO SOM ALTO DOS MP3



Perda auditiva causada pelo som alto dos mp3

No dia da audição, Sociedade Brasileira de Otologia faz alerta sobre 
o uso correto de aparelhos sonoros

Cerca de 20% da população sofre com problemas de zumbido. No Brasil, isso significa algo em torno de 30 milhões de pessoas. Entre as principais causas que contribuem para o aumento deste número está o volume alto dos mp3 players. Segundo dados da OMS, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso destes aparelhos.
Por isso, no dia da audição, comemorado em 10 de novembro, a Sociedade Brasileira de Otologia promove a Campanha Nacional da Saúde Auditiva, a fim de informar e conscientizar sobre os riscos que o som alto dos mp3 players pode trazer à audição.
De acordo com especialistas da SBO, o limite máximo permitido de exposição a sons, inclusive pela legislação brasileira, é de 85 decibéis. A partir daí há risco de perda auditiva, que irá depender da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade de cada indivíduo. Assim, quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor.
“O uso de Ipods e similares apresenta um risco muito alto para a saúde auditiva, pois os fones estão inseridos no canal auditivo e levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhum meio de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna”, explica o Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dr. Silvio Caldas.
A surdez relacionada à exposição a sons intensos é cumulativa, ou seja, uma vez cessada a exposição ao ruído, a perda de audição estaciona, porém não regride.
Deixar o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho, ficar atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor, evitar permanecer muitas horas seguidas ouvindo mp3 e buscar ajuda médica a qualquer sinal de alteração da audição são dicas simples, que contribuirão para a proteção do ouvido e manutenção da saúde auditiva.
Além disso, outros sons comuns no dia a dia podem causar danos a saúde auditiva, caso a intensidade sonora em decibéis seja superior ao indicado. Confira e fique atento:





Perda auditiva causada pelo som alto dos mp3


FONTE: www.melhoramiga.com.br



* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário