domingo, 10 de julho de 2011

PESSOA “RESISTENTE AO USO DE APARELHO” - UM PROBLEMA DIFÍCIL DE ENFRENTAR


Resistente ao uso de aparelho auditivoComo a surdez é “invisível”, as pessoas ao seu redor não percebem ou esquecem do problema. A conseqüência natural dessa falta de visibilidade do problema é a irritação natural das pessoas que “precisam” conviver com o deficiente auditivo. A irritação pode ser provocada pela:


-  aparente desatenção,
- dificuldade que temos de “enxergar” a deficiência,
-  necessidade de falar alto em qualquer lugar,
-  dificuldade de manter diálogo tranquilo,
-  constante necessidade de repetição,
-  dúvida que nos provoca: se não ouviu, se não entendeu ou se está ignorando,
-  insistente negação do problema: “não sou deficiente”,
- criação do problema e constrangimento aos familiares, etc.

São muitos os fatores que tendem a irritar as pessoas que convivem com o deficiente auditivo. Em resposta a essa irritação, o deficiente auditivo pode ter reações que pouco o ajuda. Ele pode ser firme na negação de a ajuda para solução do problema e ainda pode:

- procurar se isolar para não se expor,
- fazer um enorme esforço, tentando ouvir e entender as falas das pessoas,
- reagir agressivamente às irritações das pessoas,
- aceitar a “culpa” por irritar as pessoas
- “assumir” a surdez ou “ser desligado” – selecionando o que responder,
- entrar no lado sombrio – assumindo a decadência,
- expressar sobre a morbidez e a morte, etc.

A dificuldade básica destas questões está refletida no provérbio anônimo que diz: “O pior surdo é o que só ouve ele mesmo!”.

CONTRAPONDO AS QUESTÕES NEGATIVAS

A perda de audição é um dos problemas que mais enganam as pessoas, porque além de avançar sorrateiramente tem-se a tolerância ao problema. E, o pior é o “não tenho problema” (“me engana que ou gosto”).

·          Uma simples perda de audição, se não tratada, pode ser o início de uma grande variedade de problemas sem volta e sem solução.

·          O que é mais vergonhoso ou chama mais atenção:
não ouvir ou parecer tolo  ou  usar aparelho auditivo?

·          O que as pessoas não toleram:
ter que repetir alto  ou  saber ou perceber que a pessoa usa aparelho auditivo?

·          Se existe preconceito, devemos nos submeter e aceitar? O preconceito é da pessoa que precisa usar aparelho. Se a pessoa estiver ouvindo, mesmo que com aparelho, o problema não existiria.

·          Quando uma pessoa precisa usar óculos, as pessoas resistem? E, então, para que o drama para aparelho?
Efeitos da perda auditiva
·          Enfrente o problema, não negue, procure se ajudar.

·          Se existe solução, porque não   utilizá-la?

·         Ouvir bem não é só saúde. É viver com dignidade e qualidade de vida

* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

FONTE: http://www.laysom.com.br

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