segunda-feira, 11 de julho de 2011

KONSTANTIN TSIOLKOVSKY

 


Konstantin Tsiolkovsky Eduardovich nasceu em 17 setembro de 1857 em Izhevskoye, na Rússia. Sua educação formal foi encerrada tragicamente aos dez anos, quando sofreu uma perda auditiva quase total de escarlatina.

Dispostos a aceitar a derrota por sua deficiência, ele começou a educar-se em casa. Seu extraordinário sucesso neste empreendimento foi reconhecido por sua família, que então lhe enviou a Moscou para completar sua educação. Por causa de sua proficiência em matemática e as ciências, ele finalmente ganhou um cargo de professor em Kaluga.

Tsiolkovsky, o professor, foi consumido por sua paixão pelas ciências. Um exemplo de cientista que se inspirou nos escritos de Julio Verne. Além de um visionário, como Julio Verne, ele foi a primeira pessoa a tratar de forma séria a ciência de foguetes.

Ele logo introduziu reais problemas técnicos em seus escritos, como controle de foguetes em mover-se dentro e fora de campos gravitacionais. Tsiolkovsky evoluiu a partir de escritor de ficção com o cientista e teórico. Hipóteses e cálculos seguido de um amplo espectro de questões: a estabilização giroscópica; velocidades de escape do campo gravitacional da Terra, o princípio da ação reativa, e a utilização de propelentes líquidos para foguetes. Sua "Tsiolkovsky Formula" estabelecia as relações entre a velocidade do foguete, a velocidade do gás na saída e a massa do foguete e seu propelente. Este princípio fundamental permanece básico ao contemporâneo astronáutica.

Foi o autor da famosa frase “Com certeza a Terra é o berço da humanidade, mas não podemos viver nele sempre” também falou que a surdez tinha grande importância para ele, pois lhe dava forças para mostrar às pessoas que ele não era menos capacitado por causa da sua deficiência.

Konstantin Tsiolkovsky é geralmente considerado o pai da astronáutica e dinâmica de foguetes. Entrar no mundo mais de cem anos antes do Sputnik tornou-se o primeiro objeto disparou para o espaço, ele preparou o caminho para ele e toda a exploração do espaço que se seguiram.

Outra grande contribuição foi a sugestão de usar combustíveis líquidos para propulsão, pois estes, são muito mais controláveis e uma performance melhor do que combustíveis sólidos

Seus estudos estão relatados em 500 artigos. Seu artigo mais importante foi "Research into Interplanetary Space by Means of Rocket Power." (Pesquisa do Meio Interplanetário por meio de Foguetes) ele explica como um foguete pode voar no vácuo, coisa que era impossível para muitos cientistas da época. Morreu em 1935.





FONTE: http://www.allstar.fiu.edu/aero/tsiolkovsky.htm

* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário