quarta-feira, 20 de julho de 2011

LAURA BRIDGMAN

 

Laura Bridgman Dewey nasceu em Hanover, New Hampshire, em 21 de dezembro de 1829, filha de agricultores Nova Inglaterra. Na idade de 24 meses, adoeceu com escarlatina por muitas semanas. Quando a febre passou, Laura tinha perdido a visão, audição, olfato, e quase todos os seus sentido do paladar.

Toque foi o único sentido que restou para ela, e a mesma tentou fazer sentido ao seu mundo, explorando todos os objetos e superfície que encontrava. Ela gostava de imitar o que a mãe fazia, por isso acabou aprendendo as tarefas domésticas e até mesmo a costurar e tricotar. Ela desenvolveu uma linguagem de sinais rudimentares, com gestos de alimentos e outras necessidades básicas, e um sinal de nome para cada membro da família.

Comunicação entre Laura e sua família era muito limitada. Empurrando e puxando ela falava se devia ir ou vir. Aprovação era comunicada por um tapinha na cabeça, e desaprovação por um tapinha nas costas. Laura cresceu e frequentemente tinha acessos de raiva pela dificuldade de se expressar como gostaria. Pai de Laura era o único membro da família que ela obedecia.

Perkins School for the Blind, a primeira escola para cegos dos Estados Unidos, foi fundada em 1829 e abriu as suas portas em 1832. Samuel Gridley Howe, primeiro diretor da escola, ficou encantado com o progresso de seus alunos, mas depois de cinco anos, ele estava pronto para novos desafios. Nessa época, as pessoas que estavam surdas foram consideradas irremediavelmente inacessíveis. Quando ouviu falar sobre Laura Howe, ficou ansioso para tentar educá-la. Ele viajou a Hanover, New Hampshire, e facilmente convenceu sua família que Laura teria melhores chances em sua escola. Ela chegou na escola em outubro de 1837, 11 semanas antes de seu oitavo aniversário.

Até então ninguém havia conseguido ensinar crianças surdocegas. Em vez de expandir sobre a linguagem de Laura com sinais natural, Howe decidiu ensiná-la Inglês. Deu-lhe objetos familiares, como garfos e chaves, com rótulos de nome feito de letras em relevo colados em cima deles. Quando ele deu-lhe rótulos independente com as mesmas palavras, ela comparou com seus objetos. No entanto, Howe poderia dizer que "o único exercício intelectual foi o de imitação e memória."

Ele soletrava as palavras conhecidas, mostrava-lhes a Laura, depois misturava a letras. Laura era capaz de reorganizá-las. De acordo com Howe, foi neste ponto que Laura agarrou o conceito de linguagem e comunicação. A partir desse momento ela entendeu que os objetos têm nomes e ansiosamente pediu para ser ensinado o nome de tudo o que encontrou. Ela aprendeu o alfabeto manual rapidamente, o que permitiu sua comunicação livre de corte de letras. Durante o ano seguinte de sua educação, seus professores focaram na expansão de suas habilidades de comunicação e vocabulário.

Depois que Laura estava com a linguagem dominada, seu currículo era muito semelhante à dos outros alunos em Perkins. Com um professor constantemente ao seu lado, ela frequentou aulas e estudou leitura, escrita, geografia, aritmética, história, gramática, álgebra, geometria, fisiologia, filosofia e história.

Samuel Gridley Howe publicou o relato da educação de Laura Bridgman na Perkins, tornando ambos - professor e aluno - internacionalmente famosos. Em 1842, o escritor britânico Charles Dickens visitou Perkins e escreveu sobre seu encontro com Laura em seu livro. Dickens descreveu a menina de doze anos de idade, em termos sentimentais, demorando-se em sua inocência e beleza infantil, e comparou-a a um prisioneiro libertado de uma abóbada de isolamento. Estes efusivos elogios aumentaram sua celebridade e popularidade em todo o mundo.

A instrução de Laura na Perkins acabou em 1850, quando ela tinha 20 anos. Depois de anos com a constante companhia do professor, Laura estava de repente em sua própria rotina, com poucas pessoas com quem conversar. Parecia ser melhor para Laura voltar a New Hampshire, onde ela se beneficiaria da intimidade e interação da vida doméstica. Na verdade, sua família de agricultores ocupados teve pouco tempo ou paciência para ela. Sua saúde começou a deteriorar-se, e Howe percebeu que Laura devia retornar para Perkins.Ele e Dorothea Dix, amiga de Laura e advogada, levantram uma dotação para garantir que ela teria um lar permanente na escola. Embora muitas vezes ela passasse os verões com sua família em New Hampshire, Laura vivia em Perkins School for the Blind, sua "Home Sunny," para o resto de sua vida.

Vida adulta de Laura na Perkins foi ocupada. Ela morava em um dos quatro chalés com os alunos, e fazia a sua parte do trabalho doméstico. Laura lia muita coisa em seu tempo livre, principalmente a Bíblia. Ela vendeu pedaços seu bordado, deleitando-se em ter dinheiro para dar presentes a seus amigos e contribuições para os pobres. Ela era uma escritora de cartas entusiasmada ao longo de sua vida, e às vezes viajava para visitar amigos e parentes. Para uma mulher vitoriana desta época, Laura viveu uma vida confortável.

Quando ela tinha 59 anos, Laura Bridgman ficou doente. Depois de várias semanas, ela morreu em Perkins em 24 de maio de 1889. Uma coleção de imagens e fotografias de Laura Bridgman, e uma imagem de uma carta que ela escreveu, podem ser encontradas na Galeria Laura Bridgman.

A vida de Laura Bridgman é um legado que continua no século 21. Ao escrever sobre a vida de Laura, Charles Dickens fez o mundo entender que as pessoas são surdacegas podem ser educadas.




FONTE: McGinnity, BL, Seymour-Ford, J. and Andries, KJ (2004) Laura Bridgman. McGinnity, BL, Seymour-Ford, J. e Andries, KJ (2004) Laura Bridgman. Perkins History Museum, Perkins School for the Blind, Watertown, MA. História Perkins Museum, Perkins School for the Blind, Watertown, MA.




* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

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