sábado, 9 de julho de 2011

CURIOSIDADES PARA NÃO OUVIR


Lendas X Realidade


O aparelho auditivo também pode ser utilizado para uma pessoa não ouvir.
É isto mesmo.
 
Contraditoriamente, um aparelho auditivo pode fazer com que uma pessoa deixe de ouvir.
É o caso do zumbido, que é conhecido por tinnitus, tinido ou acúfeno. O zumbido afeta 278 milhões de pessoas no mundo e 28 milhões no Brasil. E, uma a cada cinco pessoas sofrem de algum grau de tinnitus.
Para alguns casos, o aparelho auditivo pode servir para reduzir o zumbido. Em geral, são utilizados aparelhos auditivos mais específicos.
É dito que “o tinnitus é um sintoma e não uma enfermidade”. Portanto, é importante uma verificação médica para descobrir as causas do zumbido. Um em cada 20 casos, o zumbido prejudica as atividades normais de concentração, raciocínio e memorização. O nível do incômodo pode provocar depressão – e, até o suicídio. São mais de 200 causas que podem provocar o zumbido. Portanto, não é uma questão simples ou bem definida.
Uma definição de tinnitus é a percepção de som (os sons variam, conforme a pessoa) em um ou ambos os ouvidos ou que parece vir de dentro da cabeça, sem uma fonte sonora externa. O zumbido pode ser intermitente ou constante. E, o nível do ruído pode ser desde o muito baixo até o insuportável.
Uma outra forma de utilizar o aparelho auditivo para não ouvir é a utilização com o sistema FM. Onde se captura a fonte sonora do transmissor de FM que fica distante. Com isto, os sons próximos ficam mascarados e não se ouve. É como se utilizasse o iPod ou como se dizia há uns anos: walkman.
E, a última forma de não ouvir com o aparelho auditivo é quando o aparelho pára; para o caso de uma pessoa que é usuária e totalmente dependente do aparelho. Pois, se o aparelho que usa normalmente pára ou é desligado, o usuário deixa de ouvir os sons à sua volta.

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/zumbido-no-ouvido-afeta-278-milhoes-de-pessoas-mas-tem-cura.html
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=13
http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/tinnitus/


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário