segunda-feira, 11 de julho de 2011

OLAF HASSEL

 


Olaf Hassel nasceu em 12 de maio de 1898 em Konigsber, na Noruega, em uma família de fazendeiros. Provavelmente surdo de nascença, seus pais ficaram sabendo disso quando Olaf completou um ano de idade. Sua grande paixão sempre foi a astronomia, a qual dedicou toda a sua existência.

Apesar de possuírem poucas posses e levarem uma vida difícil no campo, logo foi para uma Escola Pública para Surdos, onde aprendeu e interessou-se por desenhos, além do ofício de marceneiro, porém ficou muito interessado pela arte, mas quando recebeu alta da escola para surdos, sua família o requisitou, pois precisava dele na fazenda para auxiliá-los nas tarefas diárias de campo. Como bom filho Olaf decidiu ficar ao lado de seus pais para ajudá-los. Na fazenda, Olaf aproveitava seus tempos de folga para devorar os livros de seus irmãos mais velhos.

Com o tempo foi guardando dinheiro para adquirir seus binóculos que começaram do modelo simples, e chegando aos modelos mais sofisticados da época, os de tripés. Em 16 de abril de 1939, anunciou a descoberta de um novo cometa, e, em 7 de março de 1960, anunciou sua grande descoberta:  uma estrela que chamou de “Nova”.

Faleceu aos 74 anos de idade. Foi membro honorário da Sociedade de Astronomia da Noruega, em 1969.

Foi também membro honorário de diversas sociedades cientificas, inclusive fora de seu país.

Trabalhou como meteorologista no Instituto Metereológico de Oslo.
 
 


FONTE: www.dicionariolibras.com.br

* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário