Howard Robard Hughes Jr. nasceu em 24 dezembro de 1905 em Humble, no estado do Texas, Estados Unidos. O seu dia de nascimento foi marcado por uma tempestade e os seus pais ficaram impedidos de fazer a viagem para registrar o recém-nascido, deixando o assunto estender-se até três meses mais tarde. Foi aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e considerado um dos homens mais ricos do mundo. Famoso por quebrar recorde mundial de velocidade em um avião, por construir aviões, por produzir o famoso filme Hell’s Angels (que conta a história dos pilotos ingleses durante a 1ª guerra mundial), e por tornar-se dono da TWA, uma empresa gigante nos transportes aéreos.
Hughes estudou em clássica escola para ricos, embora nunca tivesse concluído o colegial, e tinha interesse desde cedo para a matemática, mecânica e por vôo, mas fora da escola.
Filho de Howard Hughes, dono da companhia Hughes Tool Company, fabricante de ferramentas para perfuração de poços petrolíferos até hoje, e de Allene Hughes, a qual padecia de misofobia (medo de contaminações por germes, bactérias, etc.).
A mãe de Howard morreu em 1922 por complicações de uma gravidez ectópica. Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de infarto. Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em 1 Milhão de dólares.
Sabe-se que Hughes era surdo de um dos ouvidos, porém, sua doença é consequência de uma escalada que culminou com seu final lamentável. Desde que nasceu, sua mãe o isolava com medo de contrair a pólio, uma grande ameaça para a época, chegando a verificá-lo todos os dias, inclusive tomando cautelas exageradas quanto a sua alimentação. E assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.Na adolescência, Hughes teve uma paralisia que durou vários meses, tendo sido diagnosticado como causa psicológicas, já que os médicos não encontraram outras causas. Aí surge a base das manifestações doentias que vinham surgir ao longo de sua vida.
Devido a sua criação isolada, tinha poucos amigos e era exageradamente preocupado com sua própria saúde, sendo que seu médico acabou por diagnosticá-lo como portador da síndrome do T.O.C. (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). Chegou ao ponto de elaborar procedimentos de higiene aos seus funcionários. Curioso que ele próprio passou a não cuidar de si, deixando até mesmo de tomar banho, escovar os dentes, cortar unhas e cabelos no final de sua vida. Ensinava seus servidores a lavarem as mãos várias vezes no dia, usarem luvas e guardanapos de papel ao lhe servir alimentos.
Por levar uma vida isolada, os relatos sobre as causas de sua surdez são raras ou quase inexistentes na literatura. Sua história é retratada no filme O Aviador, cujo lançamento ocorreu em 2004.
Em 1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes.
Como todo herói que se preza, Hughes escapou da morte por muitas vezes.
Hollywood
Em 1925, Howard financiou três filmes de qualidade variável, vindo posteriormente a produzir e a realizar um épico sobre pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial chamado "Hell's Angels". O filme custou 3,8 milhões de dólares, um autêntico recorde na época. Lançado em 1930, "Hell's Angels" foi um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteira, mas nunca chegou a recuperar o seu orçamento. Produziu ainda o famoso filme western "The Outlaw" (em Português - BR:"O Proscrito"), com Jane Russell e Jack Buetel.
Howard manteve a esposa isolada em casa até que os dois terminaram o casamento e ela voltou para Houston em 1929. A sua vida sentimental foi bastante agitada, tendo relações amorosas com estrelas de Hollywood como Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis, Terry Moore e Lana Turner e tendo eventualmente casado (e se divorciado) com a atriz Jean Peters.
Durante todos esses anos em Hollywood, além de seu apreço pelo cinema, Hughes manteve sua paixão pelos aviões, cuja indústria começava a se firmar no sul da Califórnia, tornando a região autêntico centro para as novas tecnologias.
O aviador
Howard sempre teve uma paixão por aviões, além de pilotar aprendeu sozinho sobre sua engenharia. Howard desenvolveu seu primeiro avião chamado H-1 (ou Hughes H-1 Racer) em 1935 por sua empresa, a Hughes Aircraft Corporation.
O primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de 1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a 566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).
Em 1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um novo recorde de costa-a-costa. Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca. No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo cortou o anterior recorde de Charles Lindbergh de Nova Iorque a Paris em metade. Hughes tinha chegado ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).
Hércules
Os anos da 2ª Guerra Mundial foram frustrantes para Hughes. Hughes desenvolveu dois projetos para uso do exército americano. O avião espião XF-11 e o avião de carga Hércules (conhecido como "Spruce Goose", por ser feito de madeira).
Ao testar o primeiro avião, o XF-11, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao cair com o avião nas vizinhanças de Beverly Hills.
Seu projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. Ao construir este gigantesco hidroavião, Hughes bateu mais um record, o do hidroavião com a maior envergadura da história. Apelidado como Spruce Goose , seu propósito inicial foi bélico. Foi idealizado para ser usado na Segunda Guerra Mundial como meio viável de transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, evitando assim as perdas que ocasionavam os submarinos alemães. Só foi completado depois da guerra acabar, chegou a voar uma vez em Long Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.
TWA
Em 1939, Hughes comprou 7 milhões de dólares em ações da TWA tomando o controle da companhia aérea. Ao entrar no mercado de companhias aéreas, Hughes contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um novo avião comercial, o Constellation. Quando o Constellation foi finalizado, Hughes comprou 40 aviões.
Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA. Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA. Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua própria companhia aérea (Hughes Aircraft). A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares. Durante os anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.
Hughes estudou em clássica escola para ricos, embora nunca tivesse concluído o colegial, e tinha interesse desde cedo para a matemática, mecânica e por vôo, mas fora da escola.
Filho de Howard Hughes, dono da companhia Hughes Tool Company, fabricante de ferramentas para perfuração de poços petrolíferos até hoje, e de Allene Hughes, a qual padecia de misofobia (medo de contaminações por germes, bactérias, etc.).
A mãe de Howard morreu em 1922 por complicações de uma gravidez ectópica. Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de infarto. Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em 1 Milhão de dólares.
Sabe-se que Hughes era surdo de um dos ouvidos, porém, sua doença é consequência de uma escalada que culminou com seu final lamentável. Desde que nasceu, sua mãe o isolava com medo de contrair a pólio, uma grande ameaça para a época, chegando a verificá-lo todos os dias, inclusive tomando cautelas exageradas quanto a sua alimentação. E assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.Na adolescência, Hughes teve uma paralisia que durou vários meses, tendo sido diagnosticado como causa psicológicas, já que os médicos não encontraram outras causas. Aí surge a base das manifestações doentias que vinham surgir ao longo de sua vida.
Devido a sua criação isolada, tinha poucos amigos e era exageradamente preocupado com sua própria saúde, sendo que seu médico acabou por diagnosticá-lo como portador da síndrome do T.O.C. (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). Chegou ao ponto de elaborar procedimentos de higiene aos seus funcionários. Curioso que ele próprio passou a não cuidar de si, deixando até mesmo de tomar banho, escovar os dentes, cortar unhas e cabelos no final de sua vida. Ensinava seus servidores a lavarem as mãos várias vezes no dia, usarem luvas e guardanapos de papel ao lhe servir alimentos.
Por levar uma vida isolada, os relatos sobre as causas de sua surdez são raras ou quase inexistentes na literatura. Sua história é retratada no filme O Aviador, cujo lançamento ocorreu em 2004.
Em 1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes.
Como todo herói que se preza, Hughes escapou da morte por muitas vezes.
Hollywood
Em 1925, Howard financiou três filmes de qualidade variável, vindo posteriormente a produzir e a realizar um épico sobre pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial chamado "Hell's Angels". O filme custou 3,8 milhões de dólares, um autêntico recorde na época. Lançado em 1930, "Hell's Angels" foi um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteira, mas nunca chegou a recuperar o seu orçamento. Produziu ainda o famoso filme western "The Outlaw" (em Português - BR:"O Proscrito"), com Jane Russell e Jack Buetel.
Howard manteve a esposa isolada em casa até que os dois terminaram o casamento e ela voltou para Houston em 1929. A sua vida sentimental foi bastante agitada, tendo relações amorosas com estrelas de Hollywood como Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis, Terry Moore e Lana Turner e tendo eventualmente casado (e se divorciado) com a atriz Jean Peters.
Durante todos esses anos em Hollywood, além de seu apreço pelo cinema, Hughes manteve sua paixão pelos aviões, cuja indústria começava a se firmar no sul da Califórnia, tornando a região autêntico centro para as novas tecnologias.
O aviador
Howard sempre teve uma paixão por aviões, além de pilotar aprendeu sozinho sobre sua engenharia. Howard desenvolveu seu primeiro avião chamado H-1 (ou Hughes H-1 Racer) em 1935 por sua empresa, a Hughes Aircraft Corporation.
O primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de 1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a 566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).
Em 1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um novo recorde de costa-a-costa. Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca. No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo cortou o anterior recorde de Charles Lindbergh de Nova Iorque a Paris em metade. Hughes tinha chegado ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).
Hércules
Os anos da 2ª Guerra Mundial foram frustrantes para Hughes. Hughes desenvolveu dois projetos para uso do exército americano. O avião espião XF-11 e o avião de carga Hércules (conhecido como "Spruce Goose", por ser feito de madeira).
Ao testar o primeiro avião, o XF-11, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao cair com o avião nas vizinhanças de Beverly Hills.
Seu projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. Ao construir este gigantesco hidroavião, Hughes bateu mais um record, o do hidroavião com a maior envergadura da história. Apelidado como Spruce Goose , seu propósito inicial foi bélico. Foi idealizado para ser usado na Segunda Guerra Mundial como meio viável de transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, evitando assim as perdas que ocasionavam os submarinos alemães. Só foi completado depois da guerra acabar, chegou a voar uma vez em Long Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.
TWA
Em 1939, Hughes comprou 7 milhões de dólares em ações da TWA tomando o controle da companhia aérea. Ao entrar no mercado de companhias aéreas, Hughes contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um novo avião comercial, o Constellation. Quando o Constellation foi finalizado, Hughes comprou 40 aviões.
Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA. Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA. Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua própria companhia aérea (Hughes Aircraft). A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares. Durante os anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.
Problemas de saúde
As últimas três décadas da sua vida não foram nada famosas. Desde 1944, Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso.
O seu medo dos germes ficou pior devido ao vício das drogas, entre as quais Codeína (originalmente receitada para o alívio da dor das lesões sofridas no desastre de avião ocorrido anos antes) e Valium (a obsessão com os germes tinha começado na sua infância, devido em grande parte a uma educação demasiado protetora da sua mãe, e foi-se agravando ao longo da sua idade adulta).
Desde o início da década de 40 que ele requeria que todos os que entrassem em contato com as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus criados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel, tal era a fobia.
Em 1958 sofre o seu segundo esgotamento.
O seu comportamento era cada vez mais irracional e apesar de ter tido os seus momentos de lucidez, a sua saúde física tornou-se precária. Um médico que o examinou em 1973 comparou a sua situação à dos prisioneiros que tinha visto em campos de concentração japoneses durante a 2ª Guerra Mundial.
Hughes passou o último capítulo da sua vida no México, física e mentalmente doente e absolutamente sozinho no mundo, se não contarmos com os doutores e guarda-costas que o acompanhavam. E a 5 de Abril de 1976 (aos 70 anos de idade) acabou por falecer, vítima de parada cardíaca, ocorrida, ironicamente, num avião que o transportava de Acapulco até Houston, para tratamento médico.
Cronologia
24/12/1905 Nascimento de Howard Hughes (bilionário norte-americano - algumas fontes citam 24/09/1905)
29/03/1922 Morte de Allene Hughes (mãe de Howard Hughes) (16 anos 3 meses 5 dias)
14/01/1924 Morte de Howard Robard Hughes (fundador da Hughes Tool Company - pai de Howard Hughes)
01/06/1925 Casamento de Howard Hughes com Ella Rice (19 anos 5 meses 8 dias)
19/01/1937 O milionário norte-americano Howard Hughes estabelece record transcontinental de aviação
10/07/1938 Howard Hughes bate novo record de aviação (o 1º foi em *19/01/1937) (32 anos 6 meses 17 dias)
07/01/1971 Howard Hughes denuncia que a sua suposta biografia é uma farsa (65 anos 14 dias)
09/08/1973 Howard Hughes fratura o quadril (67 anos 7 meses 16 dias)
04/04/1976 Howard Hughes entra em coma (morre no dia seguinte) (70 anos 3 meses 11 dias)
05/04/1976 Morte do bilionário americano Howard Hughes (70 anos 3 meses 12 dias).
Filmes sobre sua vida
The Hoax de 2006 (br.:O vigarista do ano) - O esperto e narcisista Clifford Irving (Richard Gere) forja um documento no qual o bilionário Howard Hughes (Milton Buras) o autoriza a escrever sua biografia.
O Aviador de 2004 - Leonardo Di Caprio é Howard Hughes num filme dirigido por Martin Scorsese.
Melvin and Howard de 1980 - Jason Robards interpretou o excêntrico milionário no filme, sobre um suposto episódio de sua vida.
The Amazing Howard Hughes de 1977 - Tommy Lee Jones representou Hughes em um filme baseado na biografia feita por Noah Dietrich, que foi contador do milionário por 31 anos.
fonte: wikipedia
Cronologia
24/12/1905 Nascimento de Howard Hughes (bilionário norte-americano - algumas fontes citam 24/09/1905)
29/03/1922 Morte de Allene Hughes (mãe de Howard Hughes) (16 anos 3 meses 5 dias)
14/01/1924 Morte de Howard Robard Hughes (fundador da Hughes Tool Company - pai de Howard Hughes)
01/06/1925 Casamento de Howard Hughes com Ella Rice (19 anos 5 meses 8 dias)
19/01/1937 O milionário norte-americano Howard Hughes estabelece record transcontinental de aviação
10/07/1938 Howard Hughes bate novo record de aviação (o 1º foi em *19/01/1937) (32 anos 6 meses 17 dias)
07/01/1971 Howard Hughes denuncia que a sua suposta biografia é uma farsa (65 anos 14 dias)
09/08/1973 Howard Hughes fratura o quadril (67 anos 7 meses 16 dias)
04/04/1976 Howard Hughes entra em coma (morre no dia seguinte) (70 anos 3 meses 11 dias)
05/04/1976 Morte do bilionário americano Howard Hughes (70 anos 3 meses 12 dias).
Filmes sobre sua vida
The Hoax de 2006 (br.:O vigarista do ano) - O esperto e narcisista Clifford Irving (Richard Gere) forja um documento no qual o bilionário Howard Hughes (Milton Buras) o autoriza a escrever sua biografia.
O Aviador de 2004 - Leonardo Di Caprio é Howard Hughes num filme dirigido por Martin Scorsese.
Melvin and Howard de 1980 - Jason Robards interpretou o excêntrico milionário no filme, sobre um suposto episódio de sua vida.
The Amazing Howard Hughes de 1977 - Tommy Lee Jones representou Hughes em um filme baseado na biografia feita por Noah Dietrich, que foi contador do milionário por 31 anos.
fonte: wikipedia
* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário