domingo, 19 de junho de 2011

DENÚNCIA: ABSURDO!!! SAC DA ANATEL IMPLANTOU A VELHA TECNOLOGIA PARA ATENDER SURDOS


 

POR: Neivaldo Zovico 
A Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL acabou de divulgar que agora as pessoas com deficiências auditivas possuem mais formas, além da carta ou da página de reclamações, para registrarem suas ocorrências. Poderão também usar o TTS - Terminal Telefônico para Surdos, que está presente em várias estações de Metrô de SP e rodoviárias espalhadas pelo Brasil.

Esta notícia espalhou-se pelo Brasil no dia 28 de fevereiro deste ano, falando sobre a nova implantação do atendimento aos surdos. Porém, isso no meu ponto de vista é um absurdo, pois estão mais uma vez usando a velha tecnologia de comunicação.

No dia 7 de junho de 2004, houve uma reunião onde realizei palestra sobre o uso do TTS com a presença de diversas autoridades da ANATEL, e prometeram na ocasião que iriam implantar o atendimento aos surdos com o uso TTS, pois naquela época, não havia computadores mais baratos e também celulares e os equipamentos custavam muito caro.

Hoje, como a tecnologia evoluiu muito mais, até o uso do celular smartphone e laptop, todos estão usando estes equipamentos de nova geração e também há pacotes específicos de SMS para pessoas com deficiências auditivas mais baratos no mercado, inclusive com planos de dados de internet.

Sobre o uso dos TTS, é difícil encontrá-los em lugares públicos em perfeitas condições de uso, pois alguns estão quebrados por motivos de vandalismo e não há manutenção preventiva.

Mesmo em caso de emergências é completamente inviável procurar um TTS, para fazer a ocorrência, tendo hoje meios mais fáceis com o uso do celular a qualquer hora e lugar.

Durante a Feira REATECH de 2010, foi feita pesquisa pela Equipe da Coordenadoria Nacional de Acessibilidade para Surdos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, com publicação do resultado na matéria da Revista Reação: “O Surdo e a sua comunicação com o Mundo” - Ano XIV - nº 75 – Julho/Agosto 2010 - e os resultados obtidos como meios mais utilizados em comunicação dos Surdos, foram: SMS, email, chat e vídeo. 

A própria ANATEL reconhece que o uso do TTS é baixo, tendo aproximadamente apenas 5.000 telefones instalados no Brasil, conforme vídeo disponível na internet.

Entrei no Ministério Público Federal para exigir o atendimento de emergência e foram realizadas diversas reuniões, porém, até hoje, a ANATEL não regulamentou o uso de mensagens em SMS para estas chamadas. 



* VEJA NA ÍNTEGRA NA REVISTA REAÇÃO 


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL, PODENDO HAVER ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES. 

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