domingo, 19 de junho de 2011

PARAÍBA RECOMENDA DIVULGAÇÃO DO SÍMBOLO INTERNACIONAL DA SURDEZ

 

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPPB) recomendaram ao Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que confeccione e divulgue o símbolo internacional de surdez, nas atividades de educação de condutores de veículos automotores promovidas pelo órgão de trânsito.

Na recomendação, destaca-se que, do artigo 1° da Lei 8.160/91 (lei dispõe sobre a caracterização de símbolo que permita a identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva), infere-se que o poder público tem o dever legal de divulgar o referido símbolo de modo a garantir sua colocação de forma visível em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva e em todos os serviços postos a sua disposição ou que possibilitem seu uso.

O Ministério Público destaca ainda que, conforme orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), deve ser divulgado o Símbolo Internacional de Surdez, previsto na Lei 8160/91, pelos órgãos executivos estaduais de trânsito, uma vez que é possível ao deficiente auditivo habilitar-se à condução de veículos. Todavia, embora tal orientação tenha sido expedida desde novembro de 2007, o Detran-PB informou recentemente que não existe nenhum material confeccionado com o referido símbolo, não noticiando, até o momento, nenhuma providência concreta nesse sentido.

O símbolo internacional de surdez poderá ser colocado em todos os automóveis dirigidos pelos portadores de surdez. Além disso, a utilização do símbolo contribui para alertar os demais motoristas de que o condutor do veículo é portador de deficiência auditiva, o que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no trânsito.

Fonte: http://www.pbagora.com.br em 07 de maio de 2010


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário