domingo, 19 de junho de 2011

PERU RECONHECE A LÍNGUA DE SINAIS

 

A língua de sinais ganhou reconhecimento oficial no Peru, pelo Congresso, para ser utilizado em todo o país. A lei, aprovada por unanimidade e sem uma segunda votação irá facilitar a aprendizagem da língua gestual ea promoção da identidade lingüística dos surdos.

Além disso, o documento afirma que as instituições, tanto públicas como privadas, que ofereçam qualquer serviço público, deverão disponibilizar de forma gratuita e com uma implementação progressiva, o serviço de intérpretes de língua de sinais quando os usuários surdos necessitarem. O Ministério da Educação irá estabelecer os requisitos e perfis exigidos para a formação e certificação desses profissionais.

Além disso, o Conselho Nacional para a Integração das Pessoas com Deficiência (CONADIS), manterá um cadastro especial de intérpretes de linguagem gestual certificados, que estará disponível a todas as entidades e instituições públicas e privadas e usuários em geral. Espera-se ainda que esta iniciativa irá promover a investigação e promoção da língua de sinais.

Por seu turno, o segundo vice-presidente do Parlamento Nacional, Michael Urtecho, autor do projeto, disse que o país é o lar de mais de 675 mil pessoas com deficiência auditiva. Ele ressaltou que a regra adotada contribuirá para facilitar a comunicação dessas pessoas e facilitará uma maior integração social da coletividade.

Segundo estimativas da UNESCO e UNICEF, uma estimativa de 2,5% da população mundial sofre algum tipo de surdez.  O Peru a seguir o exemplo de países como Colômbia, Espanha e Argentina, que também assinaram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, têm aprovado leis a favor deste setor da população.

Fonte: Andina


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário