domingo, 19 de junho de 2011

REPORTAGEM: MUSICAL É O PRIMEIRO ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS E JOVENS DO BRASIL COM AMPLA E DIVERSIFICADA OFERTA DE ACESSIBILIDADE


Com entrada gratuita e patrocinado pelas empresas MRS Logística e White Martins, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Um amigo diferente? é o primeiro espetáculo brasileiro para crianças e jovens com ampla oferta de acessibilidade e marca o lançamento da campanha "Teatro acessível: arte, prazer e direitos" - lema de celebração dos 10 anos da Escola de Gente. O mais novo trabalho do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, estreia no dia 18 de junho no Oi Futuro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

De Marcos Nauer, o musical rock Um amigo diferente? é inspirado em livro de mesmo nome de Claudia Werneck, editado pela WVA Editora em 1996 e que se tornou uma obra recomendada por Unicef e Unesco como leitura indispensável sobre sociedade inclusiva para crianças e adolescentes. O espetáculo tem supervisão de Bosco Brasil e trilha sonora de Maria Gadú com Tatá Werneck, Marcos Nauer, Fábio Nunes, Moira Braga e Isadora Medella.
O musical sensibiliza crianças e adolescentes para perceber que as diferenças estão em todas as pessoas e compará-las é uma perda de tempo, o melhor é aproveitá-las e divertir-se com elas. O espetáculo foi escrito e dirigido por Marcos Nauer, um dos(as) fundadores(as) do grupo Os Inclusos e Os Sisos, e conta com a supervisão de dramaturgia de Bosco Brasil.
 

Inovador e provocativo, Um amigo diferente? se consagrará como o primeiro espetáculo para infância e juventude brasileiro a ser apresentado com todas as acessibilidades previstas em lei e, desse modo, garantirá total acesso e participação a um público diversificado de crianças e adolescentes com e sem deficiência. A peça terá intérprete de Libras e subtitulação eletrônica para pessoas surdas; programas impressos em braile, visita ao cenário e audiodescrição para pessoas cegas; além de atendimento preferencial no caso de pessoas com deficiência motora e/ou mobilidade reduzida.
Sinopse da peça - Lucas é um menino de nove anos e sempre foi considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe. O seu grande sonho mesmo é ser um astro do rock. Na véspera do seu aniversário, o irmão mais velho o desafia a conseguir dois amigos em troca de seu álbum de figurinhas. Lucas topa o desafio e, com a ajuda de seu fiel gato Bandidão, vai tentar de todas as formas encontrar a verdadeira amizade. No percurso dessa aventura, o menino descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida. Verdade que os adultos não revelam...
Democratização do acesso - Todas as apresentações serão gratuitas e além da temporada aberta ao público a peça terá outras sete sessões voltadas especialmente para escolas públicas e organizações da sociedade civil que atuam pela causa da inclusão. Essas apresentações acontecerão às sextas-feiras do mês de junho e o público será levado pela produção do espetáculo ao Oi Futuro.
Os Inclusos e os Sisos - Fundado pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão no ano de 2003 por iniciativa da atriz Tatá Werneck, hoje na MTV, e outros artistas como Diego Molina, Natália Simonete,  Bruno Perlatto e Marcos Nauer,  o grupo já se apresentou em 14 estados brasileiros de todas as regiões do Brasil para mais de 40.000 pessoas. Em 2010 o grupo foi indicado ao Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, por sua atuação em prol de uma cultura inclusiva.
Inspiração e sorteio - O livro Um amigo diferente?, de Claudia Werneck, que está em sua 10º edição, foi traduzido para o espanhol e o inglês e tem sido adquirido pelo governo federal para compor bibliotecas escolares públicas em todo o Brasil. Claudia Werneck é autora de 12 obras para crianças e adultos(as) sobre diversidade e inclusão. Ao final de cada espetáculo, haverá sorteio do livro Um amigo diferente? nos formatos impresso em tinta e em meio digital.
Oficinas de Teatro e Inclusão - A primeira etapa do projeto de montagem da peça Um amigo diferente? consistiu na realização de 11 Oficinas de Teatro e Inclusão  para 40 jovens artistas selecionados(as) entre 75 inscritos(as) pela internet. Experimentando um processo de criação artística embasado no conceito de sociedade inclusiva, os(as) 40 jovens selecionados(as) foram capacitados(as) como multiplicadores(as) do conceito de inclusão através do teatro pelo grupo Os Inclusos e os Sisos, que foi responsável pela organização e metodologia das oficinas sob a coordenação do então diretor do grupo Diego Molina. As aulas também tiveram a participação de especialistas convidados(as), como o diretor Moacir Chaves, a preparadora corporal Duda Maia, a dramaturga Julia Spadaccini, a atriz Suzana Saldanha, o cenógrafo Sérgio Marimba, a audiodescritora Nara Monteiro e o intérprete da língua de sinais brasileira Jadson Abraão.


* O TEXTO ENCONTRA-SE EM SEU FORMATO ORIGINAL. ERROS GRAMATICAIS E DISTORÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR.








Nenhum comentário:

Postar um comentário